Competências
Pró-Reitoria de Planejamento e Administração
I. elaborar, em consonância com o Projeto de Desenvolvimento Institucional, as diretrizes e a proposta orçamentária da UTFPR, em função dos planos, projetos e programas governamentais;
II. coordenar e orientar as atividades de planejamento, orçamento e modernização institucional, bem como gerir as atividades de administração financeira e contábil;
III. acompanhar, controlar e prestar contas da execução orçamentária e financeira dos programas, projetos e convênios firmados pela UTFPR;
IV. coletar, coordenar e disponibilizar as informações estatísticas da UTFPR;
V. planejar e coordenar as ações administrativas relacionadas aos Serviços Gerais, bem como a manutenção e conservação dos bens móveis e imóveis;
VI. coordenar e supervisionar as ações administrativas relacionadas ao Restaurante Universitário;
VII. planejar e coordenar as ações administrativas relacionadas às áreas de materiais e patrimônio;
VIII. administrar os recursos financeiros e o patrimônio da Pró-Reitoria; e
IX. planejar e desenvolver projetos de edificações e infraestruturas, em atendimento ao Plano Diretor da UTFPR.
Secretaria de Apoio
I. executar as atividades administrativas relacionadas à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração;
II. recepcionar, distribuir e encaminhar os documentos, no âmbito da Pró- Reitoria de Planejamento e Administração;
III. zelar pelos bens patrimoniais da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração.
Assessoria de Gestão Administrativa
I. assessorar a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração no levantamento, seleção, disponibilização e disseminação das informações gerenciais da Pró-Reitoria.
Assessoria de Projetos e Financiamento
I. coordenar as atividades de elaboração e acompanhamento de projetos de financiamentos, junto aos órgãos de fomento;
II. acompanhar a execução física e financeira dos projetos aprovados, bem como dos cronogramas de desembolso e planilhas de custos; e
III. analisar a elaboração e a apresentação, junto aos órgãos de fomento, dos processos de prestação de contas dos projetos da UTFPR.
Assessoria de Legislação e Normas
I. levantar, analisar e disseminar os preceitos legais aplicados ao planejamento e administração, no âmbito institucional;
II. analisar os processos licitatórios, quanto aos aspectos administrativos encaminhados pelos Campi; e
III. coordenar a elaboração dos manuais de procedimentos das atividades da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração.
Assessoria de Estatística e Pesquisa Institucional
I. coletar, supervisionar e orientar as atividades relacionadas às informações estatísticas oficiais da Instituição;
II. responsabilizar-se pela inserção de dados nos sistemas oficiais de coletas estatísticas; e
III. disponibilizar as informações estatísticas oficiais.
Diretoria de Planejamento e Administração
I. elaborar, em consonância com o estabelecido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, as diretrizes gerais e a descentralização orçamentária do Campus, em função dos planos, projetos e programas governamentais;
II. coordenar e orientar as atividades de planejamento, orçamento e modernização do Campus, bem como a execução orçamentária, financeira e patrimonial;
III. acompanhar e controlar a execução dos programas, projetos e convênios firmados, elaborando, supervisionando e acompanhando as respectivas prestações de contas;
IV. coordenar a disseminação de informações estatísticas no Campus;
V. planejar e coordenar as ações administrativas relacionadas aos Serviços Gerais, bem como a manutenção e conservação dos bens móveis e imóveis do Campus;
VI. planejar e coordenar as ações administrativas relacionadas ás áreas de Materiais e Patrimônio;
VII. planejar e coordenar o desenvolvimento físico do Campus;
VIII. coordenar e supervisionar as ações administrativas, relacionadas ao Restaurante Universitário do Campus;
IX. participar na elaboração da prestação de contas do Campus; e
X. cumprir e fazer cumprir as deliberações do Conselho Universitário e do Conselho de Planejamento e Administração.
Assessoria de Planejamento e Administração
I . exercer atividades operacionais de assistência ao Diretor de Planejamento e Administração.,
Diretoria de Materiais e Patrimônio - DIRMAP
I. planejar, supervisionar, normatizar e executar as atividades relacionadas à aquisição de materiais, bens, serviços e obras, ao controle, à distribuição e à alienação;
II. elaborar e registrar os contratos no âmbito da Reitoria;
III. orientar e acompanhar a realização do inventário e tomada de contas anual dos almoxarifes da UTFPR; e
IV. viabilizar condições para o atendimento das solicitações de importações da UTFPR.
Departamento de Patrimônio - DEMAP
I. registrar, escriturar e atualizar, de forma permanente, o controle dos bens móveis e imóveis da Reitoria;
II. conciliar, em conjunto com os setores pertinentes, os registros dos lançamentos e saldos patrimoniais e físicos; e
III. solicitar e subsidiar o processo de avaliação de bens.
Diretoria de Projetos e Obras - DIRPRO
I. planejar e supervisionar a elaboração dos planos globais de desenvolvimento físico da UTFPR; e
II. analisar, orientar e emitir parecer sobre os projetos de ampliação elaborados e terceirizados pelos Campi.
Departamento de Projetos Civis - DEPROJ
I. coordenar e elaborar estudos preliminares e projetos técnicos de construções e reformas de edificações da UTFPR;
II. coordenar a aprovação dos projetos desenvolvidos junto aos órgãos competentes;
III. realizar a avaliação de estruturas existentes e emitir parecer técnico; e
IV. manter atualizado o registro dos projetos de construções e instalações.
Departamento de Obras e Manutenção de Imóveis - DEOMA
I. controlar, fiscalizar e receber obras e serviços de engenharia executados;
II. avaliar as construções existentes e desenvolver plano para manutenção ou recuperação das mesmas;
III. emitir parecer técnico nos processos de licitações; e
IV. subsidiar a Diretoria de Materiais e Patrimônio na elaboração e aberturas de editais relativos à contratação de empresas para execução de serviços e obras.
Diretoria de Orçamento, Finanças e Contabilidade - DIROF
I. orientar, supervisionar e normatizar os trabalhos e funções da administração orçamentária, financeira e de contabilidade;
II. acompanhar o registro contábil, segundo o plano estabelecido pela administração superior;
III. executar a programação orçamentária e financeira, conforme os compromissos e recursos disponibilizados pelos órgãos de fomentos;
IV. executar os pagamentos das folhas mensais dos servidores;
V. analisar e consolidar as demonstrações contábeis;
VI. subsidiar a elaboração da prestação de contas;
VII. zelar pela regularidade das contas da UTFPR; e
VIII. manter atualizada a documentação para regularidade fiscal da UTFPR.
Departamento de Orçamento e Finanças - DEOFI
I. registrar e controlar os créditos orçamentários;
II. descentralizar e acompanhar a execução orçamentária da UTFPR;
III. elaborar os planos de trabalho para solicitação de recursos orçamentários, junto aos órgãos de fomento;
IV. realizar as transferências internas de recursos previamente autorizados;
V. assessorar a elaboração da proposta orçamentária da UTFPR;
VI. solicitar, aos órgãos competentes, créditos adicionais de acordo com a arrecadação própria da Instituição; e
VII. executar os empenhos e pagamentos, conciliando a programação financeira da UTFPR.
Departamento de Contabilidade - DICONT
I. executar o registro de empenhos e pagamentos e conciliar a programação financeira da UTFPR;
II. registrar a Conformidade Contábil da UTFPR;
III. controlar a regularidade fiscal junto aos órgãos competentes;
IV. conciliar e registrar, em conjunto com os setores pertinentes, os lançamentos relativos aos bens patrimoniais e de consumo; e
V. registrar a situação patrimonial da UTFPR e suas variações.
Divisão de Registros de Convênios e Prestação de Contas - DICONV
I. elaborar, registrar, publicar e arquivar os processos de prestação de contas das descentralizações e dos convênios de responsabilidade da UTFPR;
II. assessorar a elaboração de planos de trabalho, convênios e contratos;
III. acompanhar e orientar o cumprimento do objeto proposto e a aplicação de recursos dos convênios e contratos;
IV. encaminhar a Prestação de Contas aos órgãos de fomento; e
V. atender às diligências dos órgãos de fomento.
Diretoria de Serviços Gerais - DIRSEG
I. planejar, supervisionar e normatizar os procedimentos relativos aos serviços gerais da UTFPR; II. planejar e acompanhar as aquisições de veículos; III. planejar e acompanhar os serviços referentes aos seguros prediais e da frota; IV. estabelecer critérios para as contratações de serviços terceirizados; e V. coordenar e atualizar o sistema de protocolo da UTFPR.
Departamento de Apoio Administrativo - DEPAD
I. acompanhar e executar os trabalhos de manutenção dos bens móveis da Reitoria;
II. coordenar, controlar, supervisionar e avaliar a execução das atividades e serviços complementares da Reitoria;
III. controlar as despesas fixas, serviços terceirizados, frota e manutenções dos bens móveis da Reitoria; e
IV. executar os serviços de coleta e expedição de documentos da Reitoria.