Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Cultura > Destaques > UTFPR representa o Brasil na Quadrienal de Praga
conteúdo

Notícias

UTFPR representa o Brasil na Quadrienal de Praga

Vídeo sobre proposta pedagógica inovadora é destaque em evento internacional

TUT, quadrienal de Praga
publicado: 24/06/2019 15h52 última modificação: 24/06/2019 16h01

A estudante Isabel Pimentel Palacio Garcia, do Bacharelado em Design da UTFPR – Câmpus de Curitiba -, representou o Brasil naQuadrienal de Praga 2019, maior evento internacional dedicado ao espaço e desenho da performance. O  projeto foi selecionado entre os 25 nacionais a serem exibidos na Quadrienal, dentro da Mostra dos Estudantes brasileiros. A PQ, como é chamado o evento, foi realizada de 6 a 16 de junho, no Palácio Industrial Vystaviste, localizado na capital da República Tcheca.

O projeto apresentado foi o vídeo Laboratório de Experimentação do Espaço, realizado entre julho e agosto de 2018, sob a orientação do professor Ismael Scheffler, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), que dirigiu o vídeo e desenvolveu o roteiro. Ao longo de quase sete minutos, o vídeo narra as experiências e descobertas feitas por estudantes da disciplina Laboratório de Experimentação do Espaço, ofertada no Curso de Especialização em Cenografia. A partir de atividades propostas, os alunos vivenciam o espaço de um palco, interagindo com esse território e com os outros corpos. O laboratório é uma disciplina desenvolvida a partir da metodologia de ensino elaborada pelo professor Scheffler, voltado à investigação e criação cenográfica por meio da sensibilização da percepção corporal. (Veja o vídeo)

“È uma grande honra poder levarmos o trabalho realizado na UTFPR para um evento de tão grande prestígio mundial. Não apenas dá visualidade, como também afirma internamente a relevância de nosso trabalho. Este projeto é resultado de uma articulação entre pesquisa, ensino e extensão. Sou muito grato ao envolvimento dos alunos neste processo..”, declarou Ismael Scheffler.

Para a produção do projeto apresentado na 14ª edição da PQ, foram envolvidos estudantes de diferentes cursos do câmpus de Curitiba da UTFPR: Isabel Palacio trabalhou na edição e trilha sonora; Ian Lages Coelho, João Conrado Sant'Ana de Lima Dembiski e João Victor Tarran Araújo, alunos de Design, nas captação de imagens; participaram das dinâmicas pedagógicas os alunos Ana Gláucia de S. Vieira, Bruno Azzani Braga, Ettore Hadas Tasca, Gabriela Ingrid de Lima, Gabrielle Frigotto Ramos, Luísa Petrorossi Wolff dos Santos Lima, dos cursos de Bacharelado em Design, Tecnologia em Design Gráfico , Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e da Especialização em Artes Híbridas.

Essa é a segunda edição consecutiva do evento internacional em que trabalhos em cenografia orientados por Scheffler fazem parte da Mostra Estudantes do Brasil. Na PQ 2015, na exibição de projetos brasileiros para cenografia estava a proposta Sinal Fechado, um livro-objeto confeccionado pelos alunos do curso de Design e Arquitetura e Urbanismo: Jonatas Nascimento, Luiz Castro, Maiara Donadoni, Maira Fernandes, Paulo Abreu – participantes do Projeto de Extensão de Desenvolvimento Cenográfico da UTFPR (Leia mais sobre o projeto).

 

Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Performance  é organizada, desde 1967, pelo Ministério da Cultura da República Tcheca, realizada pelo Instituto de Teatro e Artes de Praga e reconhecida pela UNESCO. São áreas que estão envolvidas na PQ: cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia, visagismo, outras mídias e arquitetura teatral. Com 52 anos de existência, a Quadrienal firmou-se como uma plataforma para intercâmbio, networking, debate, desenvolvimento profissional e de formação. Nela apresentam-se o melhor da produção mundial, por meio de exposições e as atividades do festival, como: performances, workshop, simpósios e projetos educativos e de residência.

 

A seleção

Para representar o Brasil na PQ 2019, o projeto apresentado pela UTFPR participou da seletiva nacional, que aconteceu durante a mostra competitiva IMAGINA[trans]forma[inter] AÇÃO. Nela, foram expostos os 58 trabalhos inscritos, no período de 25 de Outubro a 24 de Novembro de 2018, no Centro Cultural Hélio Oiticica, Rio de Janeiro.

 

Do total, 25 foram escolhidos para estarem na Mostra dos Estudantes na participação brasileira do evento em Praga. E o projeto da UTFPR – Laboratório de Experimentação  do Espaço – foi escolhido na categoria "[fala]AÇÃO", dedicada ao compartilhamento de metodologias de trabalho e demonstração de técnicas para a formação artística no desenho da cena.

 

A seletiva no Rio de Janeiro foi organizada por professores da UNIRIO e da UFRJ. Exposição, oficinas, performances e mesas de compartilhamento e debate foram as atividades realizadas junto a professores e profisisonais da cenografia de todo Brasil. “Foi um momento especial do qual pude traçar um panorama sobre as diferentes ações no campo da cenografia que tenho promovido nos útlimos anos na UTFPR”, declarou Scheffler.

 

O laboratório

“Todas as relações humanas se dão em um espaço.

Vivemos ocupando um espaço; estabelecendo relaçõescom o mundo, com as coisas, com as pessoas.

Vivemos, mas nem sempre percebemos.”

 

O texto acima é narrado por Scheffler no início do vídeo Laboratório de Experimentação do Espaço. Cenas cotidianas, cenários da cidade, pessoas caminhando pela rua, são imagens de cobertura para o áudio, que, junto a uma melodia suave, convida o espectador/visualizador a entrar na experiência proposta no documentário no qual é apresentada a metodologia de ensino desenvolvida pelo professor na disciplina do curso de Especialização em Cenografia da UTFPR, primeiro do país na modalidade de pós-graduação latu sensu, que teve sua primeira turma em 2009.

 “A ideia da disciplina é sensibilizar o aluno para a percepção do espaço pela experiência direta da vivência com o corpo, do seu corpo; sua experiência atenta. E daí, realizar constatações” – continua a narração, com imagens dos estudantes em movimento no palco do Auditório do Câmpus Curitiba.

 Por meio de uma metodologia ativa de ensino, o professor realiza uma proposta, ou melhor, faz um convite aos estudantes sensibilizarem-se para uma compreensão do espaço pela percepção da experiência do corpo e suas relações com outros corpos, sejam corpos humanos, objetos, elementos da natureza ou arquiteturas.

 “Pensar no ensino de cenografia a partir de princípios que valorizem a corporeidade mais do que conceitos abstratos previamente estabelecidos pode permitir ao aluno o desenvolvimento de uma sensibilidade estética capaz de realizar leituras poéticas do mundo por meio de uma linguagem sensível”, explica Scheffler.

 

Professor da UTFPR desde 2005, Scheffler é formado em Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), e possui os títulos de mestre e doutor em Teatro defendidos pela Universidade do Estado de Santa Catarina. E foi em seu doutoramento, com pesquisa naSorbonne Nouvelle - Paris III - e no Laboratório de Estudo do Movimento (LEM), da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, ambos na França, que começou a elaborar o método aplicado na disciplina e em diferentes laboratórios do TUT (Teatro da UTFPR).

 

 “A proposta da disciplina tem a ver com minha pesquisa de doutorado. Alguns elementos, como a dinâmica espacial das paixões, são influências do LEM”, diz o professor. Ele explica que outros elementos, como a importância da percepção entre tantos, estão baseados em teóricos como Maurice Merleau-Ponty, Rudolf Arnheim, Marcel Jousse, Edward Hall e demais pensadores de pedagogias ativas. “Já a proposta da improvisação cenográfica em escala real é uma proposta minha que sempre surpreende”, complementa.

 Além de professor no DADIN, Scheffler é coordenador do TUT e dos cursos de Especialização em Cenografia e Especialização em Artes Híbridas da UTFPR. Ele atua também como coordenador do Grupo de Trabalho Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas). E, atualmente, é editor de um dossiê temático sobre a Quadrienal de Praga,  para a Revista (Científica) Cena, da UFRGS (https://seer.ufrgs.br/cena), a ser publicado no final de 2019.

 

Serviço

Laboratório de Experimentação do Espaço

Vídeo

Tempo: 6’ 59”

Gravações: de julho a agosto de 2018

Roteiro, apresentação e direção : Ismael Scheffler

Edição e trilha sonora: Isabel Pimentel Palacio Garcia

 

Alunos participantes do vídeo:

Ana Gláucia de S. Vieira

Bruno Azzani Braga

Ettore Hadas Tasca

Gabriela Ingrid de Lima

Gabrielle Frigotto Ramos

Luísa Petrorossi Wolff dos Santos Lima

(dos cursos de Bacharelado em Design, Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Design Gráfico  e Especialização em Artes Híbridas da UTFPR)

 

Câmera:

Ian Lages coelho

João Conrado Sant'Ana de Lima Dembiski

João Victor Tarran Araújo

 

Realização:

Curso de Especialização em Cenografia

Departamento Acadêmico de Desenho Industrial