Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Cultura > Grupos Instrumentais > Curitiba > Piano e Performance Musical
conteúdo

Piano e Performance Musical

publicado 30/04/2019 11h31, última modificação 30/04/2019 12h41

Músico toca pianoNa área de Piano e Performance Musical, existem quatro projetos de extensão promovidos no Câmpus Curitiba da UTFPR, sob a coordenação de Brenno Lima.

As divulgações sobre as apresentações e atividades acontecem na Agenda Cultural e, para a comunidade interna do Câmpus, via e-mail. 

 

 

Conheça os projetos a seguir:

 

Série UTFPR Musical

É um projeto de extensão que apresenta concertos de música no Auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, com a entrada franca. Busca expor e divulgar a música dentro da Instituição através de concertos didáticos e/ou recitais públicos. O objetivo é a aproximação e desenvolvimento do senso crítico e estético dos ouvintes, a formação de plateia e a inclusão da cultura e da música na comunidade universitária.


Doce&Canção

Apresenta recitais de música Câmpus Curitiba da UTFPR. Tem como objetivo a formação de plateia e promover um espaço cultural na UTFPR. O projeto será exclusivamente no horário de almoço, às 13h, para atender a um público que não poderia frequentar concertos/recitais no horário da noite.

Diferentemente do projeto Série UTFPR Musical, traz uma proposta mais informal, com a criação de um ambiente em estilo sarau, a promoção de um bate-papo e a oferta de uma sobremesa. Este clima mais descontraído possibilita a troca de ideias entre o público e o artista. Servidores, alunos e comunidade externa, que almoçam nas redondezas da UTFPR, poderão ouvir boa música, aprender mais sobre obras de compositores variados, prestigiar artistas da universidade e ainda saborear uma sobremesa.


Oficina de Teoria Musical

É voltada para quem acha a partitura complicada e tem dificuldade de compreender os sinais musicais. A ideia é descomplicar cada questão junto com o público participante. Desta forma, é trabalhada a teoria musical elementar, apoiada nos três pontos: leitura de notas, leitura rítmica e formação de acordes (harmonia).


PianoTec

O PianoTec, Laboratório de Piano da Tecnológica, reúne semanalmente pianistas, ou "pianeiros", que são apaixonados por música e se reúnem para pesquisar sobre o idiomatismo pianístico, aprimorar a técnica visando a performance, preparar obras compostas para piano dos distintos períodos da história da música e discutir a atuação do pianista na mais diversas formas de atuação.

Como participar? É necessário fazer uma audição, onde o candidato deve executar uma obra ao piano. Vale qualquer estilo e nível. Todos os participantes com no mínimo 75% de presença receberão certificado. As vagas são limitadas!

Audições: dia 12 de março de 2019, das 13h às 15h
Local: Sala de Música do Bloco H, na entrada pelo hall do Auditório UTFPR, nas escadas à direita
Inscrição para fazer audição: mandar e-mail para blima@utfpr.edu.br