Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Programas e ações > Ações de Extensão

Ações de Extensão

publicado 09/05/2016 16h41, última modificação 09/05/2016 16h52

Ver Ações de 2016.

Descrição

As ações de extensão compreendem a organização, promoção e/ ou participação, pressupondo uma articulação permanente entre as Pró-Reitorias da UTFPR. Serão desenvolvidas na forma de programas, projetos, apoios tecnológicos, estágios e empregos, cursos, eventos, visitas técnicas e gerenciais, acompanhamento de egressos, pesquisas e produções acadêmicas inseridos em áreas temáticas estabelecidas em consonância com as orientações do Plano Nacional de Extensão Universitária.

A extensão tem como princípio a relação com a sociedade, no sentido do compromisso da universidade, enquanto instituição pública, de acordo com as políticas públicas.

 

Áreas Temáticas

As áreas temáticas se desdobrarão em planos regionais e institucionais, contemplando a ética e a responsabilidade socioambiental sustentável.
Para a UTFPR, segundo o Plano Nacional de Extensão, são elas:

• Comunicação
• Cultura
• Direitos humanos 
• Educação 
• Meio ambiente 
• Saúde 
• Tecnologia e produção
• Trabalho

As linhas programáticas de cada câmpus contemplam as áreas temáticas de acordo com as peculiaridades das suas competências.

Modalidades

Programa: ação continuada de caráter orgânico e institucional.

Projeto: ação específica com duração determinada contemplando também as áreas culturais, artísticas e esportivas.

Apoio Tecnológico: ação realizada sob demanda da comunidade externa ou interna ou executada por iniciativa da UTFPR, compreendendo consultoria, realização de estudos e/ou emissão de pareceres ou laudos.

Estágio e Emprego: compreende todas as atividades de prospecção de oportunidades de estágio/emprego e a operacionalização administrativa do estágio (encaminhamento e documentação).      
                                                                                                                                                                                                                 Curso: responde a demandas não atendidas pela atividade regular do ensino formal de graduação ou de pós-graduação.

Evento: ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico, favorecendo a participação da comunidade externa e/ou interna. Caracterizam-se como: campanha de difusão cultural, campeonato, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, conselho, debate, encontro, espetáculo, exibição pública, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos, seminário, simpósio, torneio, entre outras manifestações.

Visitas Técnicas e Gerenciais: interação das áreas educacionais da instituição com o mundo do trabalho.

Acompanhamento de Egressos: constitui-se no conjunto de ações implementadas que visam acompanhar a trajetória profissional do egresso, na perspectiva de identificar cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão.

Pesquisa e Produção Acadêmica: as pesquisas e produções acadêmicas, que contemplem as áreas temáticas estabelecidas em consonância com as orientações do Plano Nacional de Extensão Universitária.