Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Cooperação > Como estabelecer parceria
conteúdo

Como estabelecer uma parceria

publicado 11/09/2017 16h05, última modificação 20/05/2019 15h59

O Escritório Internacional coordena o processo de assinatura dos acordos de cooperação entre a UTFPR e instituições de ensino e/ou pesquisa estrangeiras, baseando-se no Parecer Referencial Nº 05/2016/LB/PF-UTFPR/PGF/AGU. Os acordos podem resultar de relações de cooperação desenvolvidas pelo próprio Escritório Internacional, por departamentos acadêmicos, programas de pós-graduação, laboratórios, grupos de pesquisa ou mesmo por servidores individuais. Para solicitar a assinatura de um acordo, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o SEI e abra um processo do tipo “Relações Internacionais: Acordos e Convênios”.

  2. Inclua no processo um documento do tipo “Rel. Internacionais: Sol. de Acordo Internacional (Formulário)”. Preencha os dados e assine. Caso necessite de auxílio no preenchimento, .

  3. Inclua como documento externo o modelo de acordo fornecido pela instituição estrangeira (quando houver).

  4. Encaminhe o processo à DIRINTER.

O Escritório Internacional analisará a proposta e indicará quais são os encaminhamentos necessários para a assinatura do acordo. Um guia detalhado desse processo está disponível para consulta no SEI (no menu lateral, clique em Base de Conhecimento e pesquise "Relações Internacionais: Acordos e Convênios").