Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Cooperação > Como estabelecer parceria

Como estabelecer uma parceria

publicado 11/09/2017 16h05, última modificação 29/09/2017 09h24

O Escritório Internacional coordena o processo de assinatura dos acordos de cooperação entre a UTFPR e instituições de ensino e/ou pesquisa estrangeiras, baseando-se no Parecer Referencial Nº 05/2016/LB/PF-UTFPR/PGF/AGU. Os acordos podem resultar de relações de cooperação desenvolvidas pelo próprio Escritório Internacional, por departamentos acadêmicos, programas de pós-graduação, laboratórios, grupos de pesquisa ou mesmo por servidores individuais. De modo geral, o processo de assinatura funciona da seguinte forma:

  1. O interessado encaminha ao Escritório Internacional a proposta do acordo, contendo: exposição dos motivos que levaram à solicitação; exposição de como a assinatura do acordo atenderá ao interesse público; nome e e-mail do contato na instituição estrangeira; e modelo do acordo fornecido pela instituição estrangeira em arquivo editável, caso disponível.

  1. O Escritório Internacional entra em contato com a instituição estrangeira para definir qual modelo será utilizado e negociar o texto final do acordo.

  1. Finalizada a negociação, o Escritório Internacional encaminha o texto final para revisão do interessado, e então para assinatura do Reitor.

  1. Após a assinatura das instituições, o Escritório Internacional mantém a guarda do documento original, solicita a publicação do extrato no Diário Oficial da União e inclui a instituição na lista de parceiras.

Caso seja necessário algum outro encaminhamento, o Escritório Internacional informará o interessado. Também é possível solicitar um de nossos modelos entrando em contato conosco.