Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Mobilidade > Brafitec

Brafitec

publicado 11/09/2017 16h05, última modificação 22/09/2017 16h52

O que é?

Por meio do Brafitec, a CAPES oferece fomento a projetos conjuntos entre instituições brasileiras e francesas, estimulando parcerias universitárias em nível de graduação na área de Engenharia. Os projetos podem envolver missões de trabalho (no caso dos docentes) e missões de estudo (no caso dos estudantes de graduação). Uma vez selecionados pela CAPES, os projetos terão duração de dois anos, prorrogável por mais dois, e a coordenação lançará os editais internos para seleção dos estudantes.

Quem pode participar?

De modo geral, os estudantes que desejem se candidatar nos editais internos devem ter obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, em exame realizado a partir de 2009 (será considerada a maior nota caso o candidato tenha realizado o exame mais de uma vez); ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso, até a data de início da missão de estudos; ter nível de proficiência B1 em francês; e não ter sido beneficiário de bolsa de estudos no exterior paga por agência pública de fomento brasileira. Porém, os editais internos de seleção podem estabelecer requisitos além desses, como curso, coeficiente de rendimento mínimo, participação em atividades como iniciação científica ou monitoria, entre outros.

Como funciona?

A coordenação do projeto vigente (selecionado anteriormente pela CAPES) lança o edital voltado aos alunos. Os interessados devem realizar a inscrição e aguardar o resultado. Após o resultado final, os estudantes classificados receberão as informações sobre o processo de candidatura nas instituições parceiras (documentação necessária e prazos). Após finalizarem a candidatura, os estudantes classificados deverão aguardar a análise e o parecer da instituição parceira para saber se foram aceitos ou não. Caso sejam aceitos, receberão a Carta de Aceite e deverão tomar as devidas providências quanto à viagem e ao afastamento temporário da UTFPR.

Acesse a página do Brafitec no site da CAPES.

Acesse os editais internos.