Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Mobilidade > PMPF

Programa Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica (PMPF)

publicado 11/09/2017 16h05, última modificação 22/09/2017 16h55

O que é?

Coordenado pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), o Programa de Mobilidade Paulo Freire (PMPF) tem como finalidade possibilitar a mobilidade de estudantes universitários em cursos de formação de professores (licenciaturas), por meio de acordos de cooperação entre governos ibero-americanos e instituições de educação superior dos países envolvidos no programa.

Quem pode participar?

O programa se destina aos estudantes regularmente matriculados e assíduos em cursos de licenciatura, que tenham cumprido, no momento da candidatura, entre 25% e 75%, da carga horária total do curso, apresentem coeficiente de rendimento mínimo de 0,6 e tenham conhecimento da língua em que os estudos serão realizados, no mínimo em nível básico, além de não ter sido beneficiário de bolsas ou auxílios no âmbito de programas de mobilidade internacional. Outros critérios poderão ser estabelecidos nos editais de seleção.

Como funciona?

Os estudantes interessados devem aguardar o lançamento do edital para realizar a inscrição. Após o resultado final, o estudante classificado receberá as informações sobre o processo de candidatura na instituição parceira (documentação necessária e prazo). Após finalizar a candidatura, deverá aguardar a análise e o parecer da instituição parceira para saber se foi aceito ou não. Caso seja aceito, receberá a Carta de Aceite e a bolsa, para que possa tomar as devidas providências quanto à compra das passagens, contratação de seguro e afastamento temporário da UTFPR.

Acesse a página do programa.

Acesse os editais.