Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Mobilidade > PEC-G

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

publicado 11/09/2017 16h05, última modificação 19/09/2017 15h38

O que é?

Por meio do PEC-G, a UTFPR recebe cidadãos de países em desenvolvimento para realização de um curso de graduação completo.

Quem pode participar?

O PEC-G é voltado a estudantes estrangeiros de 18 a, preferencialmente, 23 anos, que tenham nascido e residam em um dos países participantes do programa, tenham concluído ou estejam em processo de conclusão do ensino médio e não sejam portadores de visto permanente ou temporário para o Brasil. O processo de seleção também exige que o candidato possua um responsável financeiro que custeie as despesas do estudante no Brasil durante o curso; e que apresente o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), o qual pode ser obtido fora do Brasil ou após a conclusão de curso de Português para Estrangeiros em uma IES brasileira credenciada.

Como funciona?

Anualmente, a UTFPR indica ao Ministério da Educação (MEC) quantas vagas serão ofertadas e em quais cursos. O MEC lança o edital de seleção e os interessados se inscrevem nas missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares, respeitando as datas definidas no edital. As missões diplomáticas realizam uma pré-seleção e encaminham a relação dos candidatos ao Ministério de Relações Exteriores (MRE), que realiza a seleção final em conjunto com o MEC. O resultado é encaminhado às universidades para providências de recepção e matrícula dos alunos.

Há bolsas disponíveis?

Estudantes que ingressaram na UTFPR por meio do PEC-G podem se candidatar a dois tipos de bolsas: a do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), que dispõe de recursos do MEC, e a Bolsa Mérito, que dispõe de recursos do MRE. A seleção do Promisaes é feita anualmente pela própria UTFPR, enquanto a seleção para a Bolsa Mérito é feita semestralmente pelo MRE.

Acesse a página do programa no site do MEC.

Acesse a página do programa no site do MRE.

Acesse as perguntas frequentes no site do MRE.

Acesse os editais de seleção do Promisaes.

Acesse os editais de seleção da Bolsa Mérito.

Acesse a lista de países participantes.