Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Notícias > Pré-seleção Erasmus+ / Sapienza
conteúdo

Notícias

Pré-seleção Erasmus+ / Sapienza

DIRINTER recebe, até o dia 28/10, inscrições para mobilidade de estudantes e professores com bolsa Erasmus+ na Universidade de Roma Sapienza.
publicado: 24/10/2018 13h05 última modificação: 29/10/2018 16h01

Até o dia 28 de outubro, a DIRINTER receberá inscrições para a pré-seleção de estudantes e professores interessados em se candidatar a bolsas do programa Erasmus+ ofertadas pela Universidade de Roma “La Sapienza” (Itália). No total serão pré-selecionados 2 estudantes, um de graduação e outro de pós-graduação,  e 2 professores, os quais serão indicados pela UTFPR à Sapienza para participar da seleção final. O período previsto da mobilidade dos estudantes será de fevereiro a julho de 2019. No caso dos professores, o período de mobilidade será definido posteriormente com o departamento correspondente da Sapienza, mas acontecerá obrigatoriamente durante o primeiro semestre de 2019, para atividades de docência.

Requisitos de participação para estudantes de graduação

1. Estar regularmente matriculado na UTFPR, no mínimo em período correspondente à metade do curso.
2. Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 0.8.
3. Comprovar nível de proficiência mínimo B1, em inglês ou italiano, por meio de resultado de teste oficial (e.g., TOEFL, IELTS, Cambridge, etc.) ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. O resultado do teste ou a declaração devem ter sido emitidos entre outubro de 2016 e outubro de 2018.

Requisitos de participação para estudantes de pós-graduação

1. Estar regularmente matriculado na UTFPR.
2. Ter completado no mínimo 15 créditos do programa de pós-graduação no qual está matriculado, no momento da seleção.
3. Comprovar nível de proficiência mínimo B1, em inglês ou italiano, por meio de resultado de teste oficial (e.g., TOEFL, IELTS, Cambridge, etc.) ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. O resultado do teste ou a declaração devem ter sido emitidos entre outubro de 2016 e outubro de 2018.

Requisitos de participação para professores

1. Ser professor efetivo da UTFPR.
2. Ter finalizado o estágio probatório.
3. Ter projeto(s) homologado(s) e vigente(s) no momento da inscrição, no Sistema de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PDTI).
4. Possuir Indicadores de Produção homologados no Edital PROPPG 01B/2018.
5. Comprovar nível de proficiência mínimo B1, em inglês ou italiano, por meio de resultado de teste oficial (e.g., TOEFL, IELTS, Cambridge, etc.) ou certificado/declaração de escola de idiomas.

Como se inscrever

Para se inscrever, basta preencher o formulário online (verificar links abaixo) e anexar o comprovante de proficiência no padrão estabelecido acima. Solicitamos a gentileza de não se inscrever caso não cumpra os requisitos.

Serão aceitas as inscrições recebidas até as 23:59 do dia 28 de outubro. Devido aos prazos estipulados pela Sapienza, não há possibilidade de prorrogação do período de inscrições.

Classificação e seleção dos estudantes

Os estudantes inscritos que cumprirem os requisitos expostos acima serão classificados em ordem decrescente de coeficiente de rendimento. Será pré-selecionado o primeiro colocado em cada categoria (graduação e pós-graduação).

Em caso de empate (coeficientes idênticos), serão utilizados os seguintes critérios:

  • Para estudantes de graduação: será dada preferência ao estudante que tenha sido deferido no Edital 021/2017 - PROGRAD/ASSAE (Processo de seleção do Auxílio Estudantil aos estudantes da UTFPR para o ano de 2018). Entendem-se por deferidos tanto os estudantes contemplados com o(s) auxílio(s) quanto os que ficaram na lista de espera, após os processos de seleção do auxílio estudantil do primeiro e do segundo semestre de 2018.
  • Para estudantes de pós-graduação: será dada preferência ao estudante que tenha o maior número de créditos concluídos no momento da seleção.

Classificação e seleção dos professores

Os professores inscritos que cumprirem os requisitos expostos acima serão pontuados a partir da análise das informações do candidato, referentes ao período de 2015 a 2017, extraídas do currículo Lattes do interessado em 02/04/2018, e homologados no âmbito do Edital PROPPG 01B/2018, e classificados em ordem decrescente de pontuação. A tabela de pontuação está disponível no link abaixo:


Serão pré-selecionados os dois primeiros colocados. Em caso de empate, terá preferência aquele com maior tempo de serviço na UTFPR.

Publicação do resultado da pré-seleção

O resultado da pré-seleção será publicado no dia 29 de outubro, na seção de Notícias da página da DIRINTER.

Devido aos curtos prazos, não será possível atender dúvidas sobre a fase da seleção final e período de mobilidade antes da publicação do resultado. Após a publicação, os estudantes e professores pré-selecionados serão devidamente orientados sobre as fases seguintes do processo.

Seleção final

Os estudantes e professores pré-selecionados serão indicados pela DIRINTER à Sapienza e receberão, por e-mail, os dados de acesso à plataforma de candidatura online dessa instituição. Uma vez que tenham obtido o acesso, deverão realizar, impreterivelmente até o dia 12 de novembro, o upload da seguinte documentação na plataforma:

Estudantes de graduação e mestrado:

  • Curriculum Vitae
  • Carta de motivação
  • Histórico
  • Plano de estudos com a lista detalhada de disciplinas que gostaria de cursar na Sapienza. Consulte os cursos disponíveis no catálogo de cursos da Sapienza.

Estudantes de doutorado:

Professores:

  • Curriculum Vitae
  • Carta de motivação
  • Lista de publicações

Todos os documentos deverão estar em inglês (preferencialmente) ou italiano. Por esse motivo, recomenda-se que os interessados iniciem a preparação de tais documentos antes mesmo da publicação do resultado da pré-seleção. O prazo para envio da documentação também é estipulado pela Sapienza, considerando os processos internos da instituição, portanto, também não há possibilidade de prorrogação.

ATENÇÃO: A seleção final caberá exclusivamente à Sapienza. Portanto, frisamos que a indicação pela DIRINTER, tampouco o envio da documentação exposta acima, não garante que os candidatos serão selecionados para receber a bolsa.

Número de bolsas

No total, a Sapienza selecionará um (1) professor e sete (7) estudantes entre todos os candidatos pré-selecionados por  10 instituições brasileiras parceiras, incluindo a UTFPR.

Bolsa Erasmus+

Para estudantes, a bolsa do programa Erasmus+ corresponde a um valor mensal de €850, mais um auxílio para despesas de viagem de até €1500. Para professores em estadias de até 14 dias, além do auxílio para despesas de viagem no mesmo valor citado, serão pagas diárias de 160 para cobrir os custos de subsistência. Todos os valores estão sujeitos a confirmação diretamente entre os selecionados e a Sapienza, após a seleção final.