Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apucarana > Institucional
conteúdo

Notícias

Institucional

Mestrado Acadêmico em Engenharia Ambiental
publicado: 06/06/2018 19h02 última modificação: 07/02/2019 08h46

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) abrirá inscrições para o Processo Seletivo 2019. O PPGEA oferece um curso de mestrado gratuito na modalidade multicampi, onde o candidato pode optar por fazer a inscrição no Câmpus Apucarana ou no Câmpus Londrina da UTFPR. O curso será integralmente realizado no Câmpus de inscrição.

O PPGEA iniciou suas atividades em 2012 e passou por uma avaliação quadrienal da CAPES, mantendo o Nível 3. A participação do Câmpus Apucarana cresceu muito nos últimos dois anos, incluindo número de docentes credenciados, número de vagas ofertadas a novos discentes, estrutura física para pesquisa através da Direção Geral do Câmpus e da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG). O Programa é reconhecido pela CAPES.

A Coordenação do Programa, juntamente com os docentes credenciados, possui boas expectativas de aumento do nível do Programa para 4 na próxima avaliação quadrienal, o que permitirá contar com recursos mais expressivos e com a tão almejada abertura do curso de doutorado.

Desde o início de 2018 o PPGEA descentralizou suas atividades nos dois Câmpus e os novos discentes podem cursar o mestrado integralmente no Câmpus de sua preferência. O Programa oferece bolsas de estudos de agências oficiais para os discentes matriculados e que comprovem mérito. Isso ocorre por meio de editais específicos.

O PPGEA possui 4 linhas de pesquisa, (1) Monitoramente ambiental, (2) Poluição do ar e processos atmosféricos, (3) Saneamento ambiental e (4) Tecnologias Ambientais. Os discentes encontrarão professores/pesquisadores atuando na relação universidade-empresa, com projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de soluções ambientais, envolvendo o estudo de novos materiais para fins específicos, tal como o reaproveitamento de resíduos industriais para a produção de materiais de alta tecnologia e aplicação ambiental.

Os grupos de pesquisa possuem imersão internacional, parcerias com universidades e empresas estrangeiras, localizadas na Suécia, México, Espanha, Estados Unidos, entre outros. O mestrado tem duração de 24 meses e o público alvo abrange várias áreas, tais como, graduados em engenharia ambiental, engenharia sanitária, engenharia química, licenciatura/bacharelado em química, engenharia civil, ciências biológicas, agronomia, arquitetura e urbanismo, processos químicos, farmácia-Bioquímica, entre outras.

A Coordenação do Programa é formada pela Profa Dra Alessandra Furtado da Silva, Coordenadora, no Câmpus Londrina e pelo Prof Dr Alesandro Bail, Coordenador Adjunto, no Câmpus Apucarana.

As inscrições para o Processo Seletivo 2019 são via website do PPGEA (http://www.utfpr.ld.edu.br/ppgea) e iniciam no dia 17/12/2018 e encerram em 25/01/2019.

O Processo Seletivo contemplará 03 etapas, sendo Avaliação Curricular, Avaliação e Apresentação da Proposta de Projeto de Pesquisa.

 Para mais detalhes acesse o edital disponível no link abaixo ou via Comissão de Seleção: 

Informações:

  • Câmpus Apucarana: (43) 3162-1290 / selecaoppgea-ap@utfpr.edu.br.
  • Câmpus Londrina: (43) 3315-6130 / selecaoppgea-ld@utfpr.edu.br.