Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Projeto Instigando seu saber

Notícias

Projeto Instigando seu saber

Na tarde do dia 16 de março, foi realizado mais uma apresentação do projeto, coordenado pelo Prof. Dr. Adilandri Mércio Lobeiro.

publicado: 02/04/2018 17h40 última modificação: 03/04/2018 08h19

‘Projeto Instigando seu Saber’

 

Na Sexta-Feira, dia 16 de março, às 13:50 horas foi realizado mais uma apresentação do projeto “Instigando seu Saber”, coordenado pelo Prof. Dr. Adilandri Mércio Lobeiro. O projeto “Instigando seu Saber”, tem como objetivo apresentar para os docentes e discentes da UTFPR campus Campo Mourão os estudos que estão sendo desenvolvidos na Universidade.

Dessa vez, o tema abordado foi o estudo de percolação de água no solo, com o título de “Aplicação do Método das Diferenças Finitas (MDF) no Problema de Percolação de Água em Maciços Terrosos”, apresentado pelo Prof. Dr. Ewerton Clayton Alves da Fonseca.

O solo, é uma área muito ampla de estudos, principalmente dentro da Engenharia Civil, pois esse possui diversidades e peculiaridades que variam de local para local, o que requer um frequente estudo para a solução de problemas no campo das edificações.

Para isso, são estudadas as tensões aplicadas ao solo como no caso das fundações, ou as tensões aliviadas para as escavações, ainda há o estudo do escoamento de água dos poros, “vazios” entre as partículas de solos, esse estudo é chamado de percolação da água no solo, que foi o assunto tratado.

O Prof. Dr. Ewerton, explicou sobre as redes de fluxos, que caracterizam a união de linhas de fluxo, que são as linhas na qual a partícula de água se desloca do montante para a jusante por meio dos poros. A Equação da Continuidade de Laplace, define as condições de percolação na rede de fluxo para um determinado ponto na massa de solo, em que são traçadas malhas retangulares. Para a obtenção dos resultados foi utilizado o Método das Diferenças Finitas, utilizando o software Excel, para uma melhor apresentação e exemplificação da solução numérica encontra.