Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > 10 anos do Ninho de Pardais

10 anos do Ninho de Pardais

Comemoração dos 10 anos de atividade do Centro de Experimentação "Ninho de Pardais"
publicado: 26/09/2019 16h18 última modificação: 26/09/2019 16h19

No dia 25 de setembro de 2019, o Câmpus Cornélio Procópio comemorou os 10 anos do Centro de Experimentação “Ninho de Pardais”.

O projeto “Ninho de Pardais” surgiu da participação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Cornélio Procópio, em uma chamada pública da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), no final de 2006, para apoiar iniciativas e atrair estudantes do ensino médio a cursarem carreiras na área tecnológica, promover a inovação e a pesquisa científica e tecnológica.

O objetivo inicial do projeto era incentivar estudantes do ensino médio a prosseguirem seus estudos na área tecnológica, utilizando a robótica educacional como estratégia de motivação e envolvimento para aprendizagem.

Atualmente, o “Ninho de Pardais” tem servido como ambiente de ensino, pesquisa e extensão, onde os estudantes de engenharia têm desenvolvido aplicações multidisciplinares inovadoras baseadas em sistemas de controle e automação.

Hoje é uma referência na UTFPR, trabalhando no desenvolvimento de ações de divulgação e popularização da ciência e tecnologia no meio social.

Desde o início de suas atividades já foram realizadas mais de 100 oficinas de robótica educacional, com a participação de aproximadamente 2000 jovens do ensino fundamental, médio e superior da comunidade externa e da própria UTFPR.

No ano em que a UTFPR completa 110 anos, registramos que o “Ninho de Pardais” esteve presente nos últimos 10, e certamente contribuirá para o desenvolvimento e o sucesso dos próximos 100 anos da nossa universidade.

Parabéns a todos!