Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Agenda Lavanderia pesquisa soluções para problemas de utilização de lavanderias compartilhadas

publicado: 15/11/2020 21h15 última modificação: 15/11/2020 21h15

Um bom problema para resolver, inteligência e a simplicidade das soluções são características marcantes das inovações. É com base nessa equação que quatro estudantes de Engenharia de Computação da UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio desenvolveram um produto tecnológico que promete solucionar os problemas de agendamentos de horários e utilização de lavanderias compartilhadas em condomínios, prédios e outros locais.

A Agenda Lavanderia é uma criação dos estudantes Igor Matiolli, Bruna Quispe, Paulo Roberto e Leandro Bertoldi e consiste em uma aplicação móvel que os usuários instalam em seus aparelhos de smartphones integrado a um hardware ou bottom de controle externo. Com o aplicativo, os usuários identificam máquinas de lavar disponíveis em um local determinado, realizam o agendamento de horários e programam as lavagens de forma rápida, segura e econômica. Por sua vez, os bottons de controle garantem que somente aquele usuário poderá utilizar a máquina de lavar conforme a data, o horário e as condições de lavagem agendadas via aplicativo.

A ideia surgiu de conversas entre amigos, os quais enfrentam problemas relacionados a desorganização de agendas, desperdício de tempo e recursos, extravio de peças e uma série de situações ocasionais e desagradáveis relacionadas ao uso compartilhado de máquinas de lavar em condomínios, prédios, casas etc.

Além dos problemas verificados pelos integrantes da equipe no cotidiano das pessoas, o desenvolvimento dos primeiros protótipos estão amparados na utilização livre dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas dos cursos de Graduação do Câmpus, como, por exemplo: Oficinas de Integração, Sistemas Microcontrolados, Programação Mobile, Gerenciamento de Projetos de Software, Empreendedorismo entre outras.

Os criadores da Agenda Lavanderia estão realizando as primeiras pesquisas de mercado com usuários de lavanderias compartilhadas e consultorias livres com profissionais das áreas de desenvolvimento de produtos, empreendedorismo e gestão com o objetivo de disponibilizar o Aplicativo e o Hardware integrados. O projeto está incubado no Hotel Tecnológico da UTFPR-CP e conta com consultorias do SEBRAE/PR e outros parceiros. As expectativas é que a primeira versão ocorram já nos próximos meses em um condomínio da cidade de Cornélio Procópio.