Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Alunos e professor participam do evento Giro Técnico da EMATER e EMBRAPA Soja

Alunos e professor participam do evento Giro Técnico da EMATER e EMBRAPA Soja

publicado: 11/12/2019 10h50 última modificação: 16/12/2019 11h30

Alunos e professor participam do evento Giro Técnico da EMATER e EMBRAPA Soja

Na última Sexta-feira, dia 6 de dezembro, os alunos e o Prof. Gabriel Costa Silva, do Departamento de Computação, Coordenador do projeto de iniciação tecnológica e inovação: “Desenvolvimento de Aplicativos para Coleta e Análise de Dados da Tecnologia de Manejo Integrado de Pragas da Cultura da Soja”, participaram como convidados do evento Giro Técnico.

O evento é uma iniciativa da EMATER e EMBRAPA Soja, realizado com o objetivo de conscientizar e capacitar pequenos e médios produtores rurais no monitoramento e controle de pragas da soja. Para isso, os extensionistas da EMATER e os pesquisadores da EMBRAPA Soja apresentaram dados financeiros da última safra (2018/2019), que mostram que os produtores que fizeram o controle usando as tecnologias de Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Doenças (MID), tiveram resultados financeiros superiores aos produtores que não implementaram MIP ou MID. Adicionalmente, os produtores foram treinados para aplicar o MIP e MID em suas lavouras.

O projeto de iniciação tecnológica e inovação tem parceria com a EMATER, EMBRAPA Soja e SENAR, com o objetivo de aumentar a eficiência na execução do MIP e MID, por meio do desenvolvimento de aplicativos integrados em nuvem. O primeiro protótipo do aplicativo já está sendo testado pelos extensionistas da EMATER na safra 2019/2020. Os primeiros resultados mostram aumento significante de eficiência. Em um dos casos, um processo de análise que podia levar até 6 meses para ser concluído, foi reduzido a zero, apresentando resultados imediatos. Os alunos que participaram do evento são dois bolsistas e três voluntários do referido projeto.