Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Câmpus CP recebe estagiários franceses da IUT-Lanion

Câmpus CP recebe estagiários franceses da IUT-Lanion

Internacionalização

publicado: 17/06/2019 21h03 última modificação: 17/06/2019 21h06

Desde 2014 o Departamento Acadêmico de Elétrica do Câmpus Cornélio Procópio (DAELE-CP) mantém cooperação com o Instituto Universitário de Tecnologia de Lanion, da Universidade de Rennes 1 (IUT-Lanion). No contexto desta cooperação acadêmica, o Câmpus Cornélio da UTFPR já recebeu 11 estudantes franceses para realizarem seus estágios nos laboratórios de pesquisa da instituição.

O estágio no exterior é parte obrigatória do modelo de formação adotado pela Universidade de Rennes 1,  o mesmo tem duração de 10 semanas. Atualmente estão estagiando em Cornélio Procópio dois estudantes franceses, Antoine Corre e Florian Bourcier. Eles estão trabalhando no Centro Integrado de Pesquisas em Controle e Automação (CIPECA), sob orientação técnica respectivamente do prof. Sergio Augusto Oliveira da Silva e Marcelo Favoretto Castoldi, e com a supervisão acadêmica do prof. Marcos Banheti Rabello Vallim.

O prof. Vallim destaca que essa cooperação tem sido positiva para todos os envolvidos.  Antoine e Forian declararam que retornarão à França no dia 17 de junho muito satisfeitos com o aprendizado que tiveram no CIPECA. Já os professores orientadores afirmaram que os estudantes franceses puderam dar uma contribuição significativa aos projetos de pesquisa em andamento, principalmente no que se refere à realização de ensaios e experimentais, já que esta é uma das competências básicas da formação que eles recebem na IUT-Lanion.

Sebastien Gathier, coordenador do programa de estágios no exterior da IUT-Lanion tem ressaltado através das mensagens trocadas por emai,l com o prof Vallim ,que a experiência de estágio no Câmpus Cornélio Procópio tem sido muito enriquecedora, tanto para formação profissional quanto para  o desenvolvimento cultural dos estudantes franceses.

O prof. Vallim está planejando uma visita à Lanion no segundo semestre de 2019, visando prospectar oportunidades de estreitar os laços de cooperação acadêmica com a Universidade de Rennes 1.

Na foto, da direita para esquerda,Florian Bourcier, prof. Marcos Vallim e Antoine Corre.