Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Defesa de Doutorado

Defesa de Doutorado

Pós- Graduação

publicado: 30/08/2019 22h30 última modificação: 30/08/2019 22h31

O Professor Dirceu Casa Grande Junior, do Departamento de Ciências Humanas e Sociais-DACHS, do câmpus Cornélio Procópio, apresentou no dia 27 de agosto de 2019, a defesa de sua tese de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista-UNESP, câmpus de Assis-SP, com o trabalho intitulado "Edmundo Campos Coelho e a tese da política de erradicação dos militares no contexto de formação do Estado nacional brasileiro, 1821-1824".

Orientado pelos Professores Dr. André Figueiredo Rodrigues, do Departamento de História da Unesp-Assis-SP, e Dr. Gérman Adolfo de la Reza Guardia, da Universidade Autonoma Metropolitana do México, UAM, o doutorando contestou a versão erradicadora dos militares da cena política nacional pelas elites civis no contexto da Independência do Brasil e seus desdobramentos históricos, políticos e sociais, propondo, portanto, uma interpretação inovadora para o papel do Exército e dos militares no período em questão.

O trabalho contribuiu ainda para compreender o protagonismo político dos militares e as intervenções armadas na política a partir de novos parâmetros de análise das fontes e documentos históricos, como, por exemplo, os debates parlamentares das sessões deliberativas da Assembleia Geral Constituinte de 1823.

A banca examinadora, composta pelos Professores, Dr. Francisco Cézar Alves Ferraz e Dr. José Miguel Arias Neto, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, Dr. Milton Carlos Costa, da Unesp-Assis-SP, Dr. Jorge Miklos, da Universidade Paulista-UNIP-SP e Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeirda, da Escola de Guerra Naval, EGN-RJ, aprovou a tese do Professor Dirceu Casa Grande Junior, conferindo-lhe o título de Doutor em História.

Na oportunidade, o Professor Dirceu agradeceu o apoio recebido da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, da chefia e dos colegas do DACHS, servidores, amigos e familiares, bem como, da UNESP-Assis-SP.

Parabenizamos o professor Dirceu desejando-lhe muito sucesso na sua carreira profissional e pessoal.