Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Equipe Diretiva implementa ações de engajamento para a recepção de calouros

Equipe Diretiva implementa ações de engajamento para a recepção de calouros

Calouros

publicado: 11/12/2020 16h35 última modificação: 11/12/2020 16h35

Com o encerramento dos processos de matrículas via SISU-2020/2, a Direção-Geral e as Diretorias de Graduação (DIRGRAD-CP), de Pós-Graduação (DIRPPG-CP) e de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-CP) e os Diretórios Acadêmicos Estudantis estão desenvolvendo ações com o objetivo de criar maior engajamento dos estudantes que confirmaram suas matrículas na UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio, para cursar o segundo semestre de 2020. Todas as ações estão sendo adaptadas para o contexto da pandemia e as atividades acontecem na modalidade remota.

Além das ações habituais da semana de recepção de calouros, a DIRGRAD-CP vai liderar outras iniciativas visando gerar maior envolvimento e despertar o sentimento de pertencimento entre os novos estudantes.

O objetivo é criar as melhores condições de inclusão dos calouros que vão ingressar nos cursos de graduação da UTFPR-CP em 2020/2. Em face da pandemia de coronavírus e da impossibilidade de desenvolvimento de atividades presenciais no Câmpus, a palavra pertencimento se tornou uma espécie de chave mestra para as ações.

Entre as ações, serão realizadas reuniões virtuais de apresentação da UTFPR e do Câmpus Cornélio Procópio aos calouros e aos pais dos novos ingressantes, para enfatizar a qualidade do corpo docente, dos cursos de graduação e pós-graduação, a estrutura física e material, os programas de internacionalização e de dupla diplomação, as oportunidades ofertadas pela Incubadora de Inovação-IUT e o Hotel Tecnológico, as atividades esportivas e culturais, as ações de extensão, as bolsas e os auxílios, o movimento estudantil e os diretórios acadêmicos, entre outros atrativos.

Na outra ponta, a DIRGRAD-CP pretende desenvolver ações orientadas para consolidar a presença e a participação dos veteranos em todas as frentes para evitar a evasão dos estudantes. Por isso, a participação dos veteranos que estão engajados ou desenvolvendo projetos e atividades no Câmpus é fundamental.

O balanço do processo de matrículas do SISU-2020/2 mostrou que, apesar da redução do número de alunos matriculados em relação aos semestres anteriores, o quadro é de otimismo. A qualidade do trabalho realizado pelos docentes e técnicos administrativos, bem como, o nível de participação dos estudantes, a infraestrutura e a relevância dos projetos de ensino, pesquisa e extensão fizeram com que a procura pelo Câmpus Cornélio Procópio continue acontecendo apesar das dificuldades enfrentadas em 2020.

Para 2020/2, os cursos de Graduação do Câmpus CP alcançaram uma taxa média de ocupação de 70% em relação ao quantitativo total de vagas ofertadas. São 232 novos estudantes para 338 vagas abertas. Os cursos que registraram os melhores resultados no processo de seleção foram :Engenharia Eletrônica e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 90% e 86% de ocupação respectivamente. Das 44 vagas ofertadas pelo curso de Engenharia Eletrônica, 40 foram preenchidas. Por sua vez, das 30 vagas ofertadas pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 26 foram preenchidas.

A DIRGRAD-CP deverá disponibilizar em breve um edital com oferta de vagas remanescentes. O objetivo é preencher as vagas disponíveis após o encerramento dos processos de seleção via SISU 2020/2 e completar a ocupação dos cursos de graduação do Câmpus CP. A expectativa é iniciar o próximo semestre com 100% das vagas ocupadas em todos os cursos de graduação.

Confira no quadro abaixo com a  ocupação das vagas por Cursos de Graduação para 2020/ 2:

VAGAS OFERTADAS

VAGAS PREENCHIDAS

[%]

OCUPADO

VAGAS RESTANTES

[%]

A OCUPAR

SOFTWARE

ANÁLISE DE

SISTEMAS

COMPUTAÇÃO

CONTROLE

ENGENHARIA ELÉTRICA

ENGENHARIA ELETRÔNICA

ENGENHARIA MECÂNICA

LICENCIATURA EM

MATEMÁTICAS

/// VAGAS ///

/// TOTAIS ///

Fonte: DIRGRAD-CP/ DERAC-REGISTROS ACADÊMICOS 2020/2.