Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Divulgadas diretrizes para as atividades da UTFPR
conteúdo

Notícias

Divulgadas diretrizes para as atividades da UTFPR

Suspensão de aulas

publicado: 17/03/2020 12h14 última modificação: 17/03/2020 12h14

Divulgadas diretrizes para as atividades da UTFPR

 

A UTFPR realizou nesta segunda-feira (16) a segunda reunião do Comitê de Contingência sobre o Novo Coronavírus (Covid-19), devido à suspensão das aulas entre os dias 16 e 30 de março, anunciada no domingo (15). O grupo definiu, em caráter emergencial, uma série de diretrizes sobre as atividades da instituição para este período, considerando as especificidades de cada área de trabalho. A UTFPR também publicará até quarta-feira (18) uma Ordem de Serviço com diretrizes complementares.

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Atividades na Graduação, Pós-Graduação e Extensão

A partir desta segunda-feira (16), todos os alunos estão automaticamente em regime de “Atividades Acompanhadas”, ou seja, podem realizar trabalhos com ou sem auxílio de recursos de tecnologia da informação. Dessa forma, as aulas devem ser realizadas por todos os professores na modalidade não presencial durante as duas semanas, sem prejuízo do planejamento e do calendário acadêmico.

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional irá disponibilizar aos docentes orientações complementares para preenchimento dos diários de classe dessas atividades.

Também estão suspensas as aulas em laboratório, ou atividades semelhantes, que deverão ser repostas posteriormente.

Caso deseje, o docente pode continuar a frequentar a UTFPR para preparação das aulas e seguir com as atividades de pesquisa e extensão junto com alunos. É exigido, contudo, que todas as atividades não extrapolem mais de 15 pessoas no mesmo ambiente. Cursos de extensão podem ser reprogramados ou ministrados na modalidade a distância.

Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio - Lato ou Stricto Sensu

Está permitida a realização de bancas, com a possibilidade de participação remota, devendo obrigatoriamente ser realizada com até 15 pessoas e em local arejado. A critério do orientador e demais membros da banca, a defesa poderá ser prorrogada para um período posterior.

Bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas da UTFPR permanecerá em regime de trabalho diferenciado durante os dias de suspensão de aulas. Ficam mantidas apenas as atividades de empréstimo e devolução, com o devido o controle de fluxo de pessoas no ambiente (respeitando o limite de 15 pessoas). Está proibida a permanência de usuários nos ambientes das bibliotecas, exceto em casos específicos quando os mesmos não possuírem ferramentas que possibilitam o estudo remoto (ex.: internet, computador etc.); nesses casos, a solicitação para permanência deverá ser feita diretamente via e-mail da biblioteca do câmpus.

Departamentos de Registro Acadêmico (Derac/Secretaria), de Educação (Deped), Núcleos de Ensino e de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuens e Nuape),

Estão mantidos os trabalhos internos. Todos os requerimentos, no entanto, devem ser feitos por e-mail e os atendimentos, por telefone ou via internet. Não haverá atendimento presencial aos alunos.

Diretorias de Relações Empresariais e Comunitárias (Direcs)

Mantido o trabalho interno, com atendimento presencial para assinatura de contratos de estágios e acordos. Em todo caso, será respeitado o horário reduzido de atendimento ao público (das 10h às 16h).

Editais

Os processos e etapas dos editais que independem de movimentação física serão mantidos. Apenas ficam suspensos aqueles que dependem de ação presencial. Novos cronogramas serão divulgados assim que a situação se normalizar.

Eventos, atividades esportivas e culturais

Apenas é permitida a realização de eventos que não ultrapasse o limite de 15 pessoas no mesmo ambiente. Todos os demais eventos devem suspensos ou reprogramados. Da mesma forma, estão suspensas todas as atividades esportivas e culturais, independentemente do número de participantes.

Formaturas

Todas as formaturas estão suspensas e só serão retomadas após a situação se normalizar. Os alunos que precisarem colar grau deverão solicitar formatura em gabinete, com a presença de no máximo 15 pessoas por solenidade, incluindo convidados.

Intercâmbio

Os alunos que estejam afastados para intercâmbio (mobilidade estudantil ou duplo diploma) deverão seguir as recomendações das respectivas instituições estrangeiras.

Laboratórios de Pesquisa

O uso dos laboratórios de pesquisa é permitido, desde que não ultrapasse o limite de 15 pessoas reunidas em um mesmo ambiente.

Monitoria

As atividades de monitoria devem ser realizadas remotamente como apoio aos trabalhos não presenciais dos alunos. Estão preservados os pagamentos de todos os monitores.

Restaurantes Universitários (RUs), cantinas e fotocopiadoras

É recomendado que o funcionamento dos RUs, cantinas e fotocopiadoras sejam mantidos, preferencialmente, até a próxima sexta-feira (20); a decisão caberá a cada direção de câmpus. A partir da próxima semana, os serviços devem ser suspensos.

Também a partir da segunda-feira (23), os alunos contemplados pelo Auxílio Alimentação irão receber o benefício em dinheiro – pago diretamente na conta bancária cadastrada conforme o valor licitado por refeição em cada RU.

Suporte a atividades não presenciais

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da UTFPR disponibiliza uma série de ferramentas para a realização das atividades acadêmicas remotamente; são elas: MoodleNuvemSistemas CorporativosG Suite for Education, as salas da RNP e serviços da Microsoft. A equipe da Diretoria também estará disponível para analisar novas possibilidades de ferramentas e plataformas, analisadas caso a caso mediante abertura de chamado.

Viagens

Estão suspensas todas viagens internacionais e nacionais de servidores e alunos a serviço da UTFPR.

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Conselhos

As Reuniões dos conselhos deliberativos devem ser realizadas por meio de webconferência.

Estagiários, Bolsistas e Terceirizados

Quando possível, estagiários, bolsistas e terceirizados poderão realizar trabalhos home office. A decisão, porém, caberá à respectiva chefia.

Reuniões

Oficinas, reuniões e grupos de trabalho que envolvem deslocamento entre câmpus estão suspensas nos próximos 30 dias, quando será reavaliada a situação.

Apenas estão permitidas reuniões no âmbito do câmpus até o limite de 15 pessoas em local arejado. Fica facultado às chefias a convocação para encontros remotos.

Outras medidas

Devem ser intensificadas as ações de limpeza no ambiente dos câmpus da UTFPR.

Técnicos-administrativos, Docentes em cargo/função administrativa e Pesquisadores

Fica estabelecido o horário de atendimento ao público prioritariamente das 10h às 16h ou fora dos horários de pico. Quando possível, o home office deve ser priorizado, principalmente para os servidores que realizam o deslocamento em transporte público. Orienta-se ainda a adoção de sistemas de rodízio e a implantação de plantões. Em todo caso, a decisão ficará a critério de cada chefia. Todos os setores devem permanecer funcionando.

Também ficam modificados os regimes de trabalho para pessoas que pertençam a grupos vulneráveis. São eles: pessoas com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos, transplantados, imunossuprimidos e autoimunes em geral.

SAÚDE

Atendimento médico

Pessoas com sintomas da doença - febre, tosse e dificuldade para respirar - devem buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde.

Isolamento

Devem permanecer em isolamento de 14 dias os servidores e alunos que tenham retornado de viagem internacional ou estado em contato próximo com casos confirmados, prováveis ou suspeitos.

------------------------------------------

Outras notícias relacionadas:
Aulas suspensas a partir desta segunda-feira, 16 de março
Coronavírus: boletim informativo UTFPR
Coronavírus: saiba como se prevenir