Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Ecossistema de Inovação

Ecossistema de Inovação

Apresentação do Ecossistema de Inovação de Cornélio Procópio e Região
publicado: 13/09/2019 08h52 última modificação: 13/09/2019 09h19

No dia 12 de setembro de 2019, o Superintendente da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), professor Aldo Bona, empresários, sociedade civil organizada e comunidade acadêmica, participaram da apresentação do Ecossistema de Inovação de Cornélio Procópio e Região, denominado Território Procopense. O Território é formado por 15 cidades onde o Ecossistema de Inovação atua e busca, através dos seus atores, o desenvolvimento social e econômico da região.

Os participantes acompanharam a apresentação das ações do Ecossistema de Inovação através da palestra ministrada pelo Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Cornélio Procópio, Sr. Felipe Haddad Manfio, e do Consultor de Sebrae, responsável pelo Território Procopense, Sr. José Romeu do Amaral Neto. Na ocasião, em prol da ampliação do Ecossistema, o Câmpus Cornélio Procópio, realizou o lançamento do Comitê Gestor do Parque Científico e Tecnológico, nomeando como Diretor do Parque o Sr. Felipe Haddad Manfio. Foram entregues ofícios às entidades integrantes do comitê: Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior  (SETI), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), SEBRAE, Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (ACECP), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cornélio Procópio (CODEP) e Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio.

Em sua fala, o professor Aldo Bona elogiou o trabalho que a região vêm realizando  e reforçou a importância do papel das Universidades no desenvolvimento econômico da região, pois buscam desenvolver relações com o mercado produtivo. Destacou o importante papel que o Parque Científico e Tecnológico representa no desenvolvimento regional e enfatizou que a SETI, mais uma vez, ajudará a região a realizar esse sonho.

O Diretor Geral do Câmpus CP, professor Márcio Jacometti, falou sobre o excelente desempenho que o Câmpus está tendo no desenvolvimento do empreendedorismo e inovação, e lembrou do papel importante de várias pessoas na história do Câmpus e da UTFPR, que completa 110 anos esse mês.

A Vice-Prefeita Municipal, Angélica Olchaneski, destacou o papel do governo municipal e ações parceiras com as instituições de ensino, além do apoio que a prefeitura oferece ao desenvolvimento regional, ressaltando o papel de Comitê Gestor, criado em 2017.

O Reitor UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti, falou sobre a importância que o Governo do Estado tem no desenvolvimento do projeto do Parque Científico e Tecnológico, ressaltando a importância da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) participar ativamente no processo. Também enfatizou a necessidade da busca por uma empresa âncora e que o trabalho pode ser dividido com o Governo do Estado.

Também compuseram a mesa, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio, Sr. Fabiano Kazumiti Inoue e o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cornélio Procópio, Sr. Luiz Eduardo de Araújo, entidades promotoras do desenvolvimento regional.

Ao final do evento, os participantes visitaram as obras do Parque Científico e Tecnológico.

O evento foi realizado pelo Ecossistema de Inovação no anfiteatro do Câmpus CP.