Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Equipe Ecodelta desenvolve protótipos de alta eficiência energética

Equipe Ecodelta desenvolve protótipos de alta eficiência energética

publicado: 11/01/2021 00h09 última modificação: 11/01/2021 00h10

A Equipe EcoDelta nasceu como um projeto de extensão na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio com o objetivo comum de construir um protótipo de alta eficiência energética. Foi fundada em 2017, sob a coordenação do Professor Dr. Rubens Gallo e mantida inicialmente por 3 alunos de Engenharia Mecânica. Hoje a equipe é composta por alunos de vários ramos da engenharia o que garante que todos os setores sejam capazes de desenvolver um bom trabalho. O projeto é divido em 3 sistemas: 1-Powertrain (a combustão e a

bateria elétrica);2-Estrutura (aerodinâmica, chassi, direção e freios) e 3-  Planejamento e Controle de Produção (marketing, recursos humanos e extensão).

Atualmente são 29  membros oficias, que desenvolvem algumas atribuições com base no conhecimento e tempo de equipe: membros consultores, membros seniores, membros plenos, membros juniores e trainees. ,

Analisando o desenvolvimento social e econômico, em nível mundial, é possível identificar um aumento na capacidade de mobilidade das pessoas. Este crescimento é uma das causas da dependência atual dos derivados de petróleo e, consequentemente, da manifestação de graves problemas de contaminação ambiental. Tendo em vista esse problema, o projeto tem como objetivo a eficiência energética, isto é, gerar o máximo de energia, ou trabalho, com o mínimo de combustível, para que o protótipo percorra a maior distância consumindo quantidades ínfimas de fontes de energia (combustíveis fósseis, energia elétrica), por exemplo: imagine ir de São Paulo ao Rio de janeiro gastando em torno de 5  reais.

Além disso, o projeto tem como foco desenvolver técnicas teóricas e práticas de engenharia voltadas para uma sustentabilidade ligada à diminuição da emissão de poluentes provenientes da queima de combustíveis fósseis e pesquisas na utilização de energias renováveis como a elétrica.

O projeto tem como meta alcançar renome de sucesso tanto nacionalmente como internacionalmente como um projeto de excelência em termos de eficiência energética em sua categoria, investindo em capacitação técnica que é imprescindível para a formação de bom engenheiro. Desta forma, a equipe anualmente é desafiada a participar da competição Shell Eco-marathon. Em setembro de 2019 participou da 4º edição aqui no Brasil. O evento reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos visando a maior efetividade de cada projeto. Todavia, antes de se classificarem para edições internacionais (americana, europeia e asiática), as equipes passam por uma edição regional chamada de Shell Eco-marathon Challenger Event. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Shell Eco-marathon Brazil e em 2019 foi sediada na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2020, durante a pandemia do coronavírus, a competição ganhou novos ares, pois ocorreu de forma online e engloba equipes de todo o mundo, chamada de Shell Eco-marathon Global Virtual League. A equipe está concorrendo nas categorias de veículos movidos a combustão utilizando gasolina e veículos com motores elétricos movidos a bateria elétrica.

Para alcançar seus objetivos, o projeto busca em tempo integral investir no aperfeiçoamento de seus membros, como também visa atender a comunidade externa da cidade de Cornélio Procópio, com exposições, palestras e oficinas, com a finalidade de instruir sobre o projeto e atrair os alunos das escolas de nível médio a se matricularem em nossa Universidade.

Para conhecer o projeto, a Equipe trabalha  no Bloco da Engenharia Mecânica, Laboratório I005, do Câmpus CP. Durante o ano letivo, quando as aulas são presenciais, os alunos trabalham no laboratório nos intervalos entre e após as aulas.