Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Implantação das Estações Solarimétricas
conteúdo

Notícias

Implantação das Estações Solarimétricas

Concluída a primeira fase do projeto de implantação dos Módulos de Avaliação e Estações Solarimétricas no Câmpus Cornélio Procópio
publicado: 19/11/2019 14h59 última modificação: 19/11/2019 16h32

Na primeira semana de novembro/2019 foi concluída a implantação de todos os Módulos de Avaliação e Estações Solarimétricas no Câmpus Cornélio Procópio.

O projeto total prevê implantação de módulos idênticos em seis Câmpus da UTFPR: Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa, o que permite realizar comparações quanto ao desempenho nas diferentes condições climáticas.

Os módulos de avaliação são constituídos de Sistemas Fotovoltaicos de 4 tecnologias distintas (silício monocristalino, silício policristalino, disselineto de cobre, índio e gálio - CIGS e telureto de cádmio - CdTe). O objetivo principal é avaliar o desempenho destas tecnologias nos diversos microclimas que são encontrados no estado do Paraná.

As estações Solarimétricas visam mapear, através de equipamentos de alta precisão, os diferentes níveis de radiação solar encontrados em superfície, permitindo análises mais precisas quanto a distribuição espacial em todo o estado e possibilitando a elaboração de novos mapeamentos do potencial solar e fotovoltaico.

Esse é um projeto único e inovador, referência no Paraná e pioneiro no Brasil.

É também um marco importante para a UTFPR, cujas pesquisas trarão valiosas informações sobre a energia solar e potencial fotovoltaico em todo o Estado.

A UTFPR-CP agradece e parabeniza todos os envolvidos nesse importante projeto.

Confiram as fotos na galeria.