Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Núcleo de Apoio ao Estudante do Câmpus está ativo desde o início da pandemia

Núcleo de Apoio ao Estudante do Câmpus está ativo desde o início da pandemia

Assistência Estudantil

publicado: 04/10/2020 22h22 última modificação: 04/10/2020 22h22

Desde o início da pandemia, que interrompeu temporariamente as atividades presenciais na UTFPR, o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil-NUAPE do Câmpus Cornélio Procópio está ativo e desenvolvendo suas atividades normalmente.

A equipe do NUAPE é formada por profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social que atuam no acolhimento aos estudantes, identificação das demandas de adaptação acadêmica, orientações para o desenvolvimento da concentração e desempenho acadêmico mediante o aprimoramento dos hábitos de estudos, planejamento e organização de estratégias de aprendizagem, orientação profissional, ampliação da autonomia para enfrentamento e solução de conflitos psicológicos e sociais, além de encaminhamento e acompanhamento de atendimentos clínicos e psiquiátricos dos estudantes.

Durante a pandemia, nenhum dos serviços desenvolvidos pelo NUAPE foi suspenso, mas, passou por adaptações. Todos os estudantes que estavam utilizando os serviços do NUAPE no momento da interrupção das aulas foram orientados quanto às novas modalidades de atendimento remoto, todos devidamente autorizados pelos órgãos de representação de classe, como o Conselho Federal de Psicologia-CFP.

“Cabe ressaltar, que como atuamos em uma instituição de ensino, não realizamos nenhuma atividade de atendimento clínico. Nossas ações consistem em realizar o acolhimento e encaminhar os estudantes para a rede de saúde pública municipal. Todos os estudantes que procuram o NUAPE ou são encaminhados para o núcleo, são acolhidos, avaliados e encaminhados para a rede de saúde”, explicam Milena Barbosa e Ligia Bitencourt, Psicólogas do Câmpus.

Em relação ao Serviço Social, o Conselho Federal-CFESS não aconselha o atendimento privativo remoto, apenas em casos de extrema emergência. Nesse sentido, como a maior parte das demandas estão relacionadas às dúvidas dos estudantes quanto aos editais de auxílio estudantil e outros benefícios, o NUAPE criou canais de atendimento remoto por e-mail e whatsapp, e alcançou bons resultados.

“Embora o foco do NUAPE seja o atendimento estudantil, os profissionais do Núcleo colaboram ativamente com todos os setores do Câmpus. Durante o processo de matrícula de calouros, que em 2020 foi totalmente on line, a Comissão de Análise de Renda do SISU atuou na avaliação do documentos e classificação dos candidatos”, ressaltou Áquilla Bassaco, Assistente Social do Câmpus.

Além disso, toda a equipe continua mobilizada durante a pandemia, participando ativamente de todas as reuniões técnicas promovidas pela Direção Geral e demais diretorias e órgãos do Câmpus e da instituição, bem como, envolvida no trabalho das comissões internas permanentes, cursos de capacitação e lives ou “rodas de conversas” voltadas para o atendimento e aperfeiçoamento nas áreas de saúde mental, qualidade de vida, UTFPR mulher, entre outras.

Os números do NUAPE impressionam. Na área de Psicologia, foram realizados mais de 230 atendimentos on-line e mais de 350 estudantes de todos os cursos de graduação participaram dos encontros on-line, “rodas de conversas” e cursos virtuais promovidos pelo Núcleo em parceria com docentes, técnicos administrativos, Diretórios Estudantis, como o DAELT, e Empresas Junior, como a UNECT, do Câmpus.

No contexto das Atividades Didáticas Não Presenciais-ADNP’s, instituídas para substituir temporariamente as aulas presenciais na UTFPR, dezenas de estudantes buscaram auxílio na área Pedagógica do NUAPE. Quanto aos Editais de Auxílio Estudantil Emergencial, atualmente, o NUAPE atende as demandas de 566 estudantes do Câmpus.

Considerando todas as dificuldades que a pandemia nos trouxe,  a equipe do NUAPE transformou os problemas em desafios, os quais estão sendo superados com dedicação às pessoas e comprometimento com o serviço público brasileiro. As pessoas que integram a equipe multiprofissional do núcleo tem se empenhado para contribuir com todas as políticas de educação no âmbito da UTFPR, colaborando ativamente com as discussões e o desenvolvimento da experiência acadêmica dos nossos estudantes em uma universidade pública, gratuita e de qualidade como é a UTFPR.