Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Projeto Solar Fotovoltaico - P&D Copel

Notícias

Projeto Solar Fotovoltaico - P&D Copel

Pesquisa

publicado: 29/05/2018 17h25 última modificação: 29/05/2018 17h56

A UTFPR Câmpus Cornélio Procópio está participando do “Projeto P&D COPEL: Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas”.

 O projeto visa o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao mapeamento e aos diferentes aproveitamentos do potencial da radiação solar, principalmente na conversão direta desta radiação em energia elétrica, através de sistemas fotovoltaicos conectados à rede com e sem backup de energia no Estado do Paraná e nos seus respectivos microclimas.

 O conhecimento mais aprofundado sobre o comportamento e distribuição da radiação solar e das suas componentes no Estado, aliada à análise do desempenho dos sistemas fotovoltaicos de diferentes tecnologias com e sem backup de energia, permitirá o encaminhamento de políticas públicas mais assertivas voltadas ao setor elétrico.

 Esta ação é parte integrante de um projeto maior de aproximadamente R$12 milhões que está sendo conduzido por pesquisadores do DAELT - Departamento de Eletrotécnica do Câmpus Curitiba envolvendo, de início, 5 (cinco) Câmpus da UTFPR. A expectativa é que, com o andamento dos trabalhos, outros Câmpus sejam agregados. A equipe de pesquisadores esteve no Câmpus Cornélio, no último dia 24 de maio para alinhar as ações com o Departamento Acadêmico de Elétrica e com o Departamento de Obras. Aqui no Câmpus, o Prof. Dr. Sérgio Augusto Oliveira da Silva estará coordenando as atividades do projeto de pesquisa e o Eng. Civil Ricardo di Tommaso Bastos estará dando suporte às instalações dos equipamentos na cobertura do Bloco S.

 Com metodologia inovadora nas medições, o projeto fará o monitoramento de radiação solar em diferentes regiões do Estado do Paraná, e constitui oportunidade para a UTFPR se tornar protagonista no desenvolvimento de fontes alternativas de geração de energia.