Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Professor José Carlos Pinto e a merecida aposentadoria

Professor José Carlos Pinto e a merecida aposentadoria

Gratidão

publicado: 16/09/2020 23h56 última modificação: 16/09/2020 23h58

O Professor José Carlos Pinto, do Departamento de Engenharia Mecânica, conquistou, no último mês de agosto, a almejada e merecida aposentadoria. Ele deixou o Câmpus Cornélio Procópio após 24 anos de dedicação.

O professor José Carlos ingressou na carreira do Magistério Público em fevereiro de 1996, no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná-CEFET-PR em Cornélio Procópio, contratado para lecionar no Ensino Médio Técnico Integrado. Um ano depois, em 1997, foi efetivado após aprovação em Concurso Público.

Com a transformação do CEFET-PR em UTFPR e a criação dos Cursos de Graduação em Engenharia, o Professor José Carlos Pinto assumiu as disciplinas de Mecânica dos Fluídos e Termodinâmica. Muito querido entre os colegas e os alunos, o professor Pinto é conhecido por sua dedicação, responsabilidade e profissionalismo.

“O CEFET-PR e a UTFPR são partes indissociáveis de minha carreira, mas, sobretudo da minha vida. Vou sentir falta do contato com os colegas de trabalho com quem construí relações de amizade muito saudáveis. Também sentirei muita falta dos alunos, do cotidiano da universidade e das salas de aulas. Não há nada mais importante para um professor do que os seus alunos. Na UTFPR, eles respeitam e valorizam nosso trabalho. Isto é que é gratificante”, salienta José Carlos.

Juntamente com seus colegas do Departamento de Engenharia Mecânica, o professor  colaborou com projetos importantes, como: os aquecedores solares de baixo custo e as pesquisas para o desenvolvimento de melhorias no sistema de transmissão mecânica de veículos, como o HB20 da Hyundai.

“Aprendi muito com meus colegas de trabalho. A convivência com todos eles me traz boas lembranças, além do aprendizado. As parcerias com pessoas tão competentes e dedicadas me trouxeram muitos conhecimentos. O que vai ficar agora é tudo o que aprendi com eles e a saudade dos momentos agradáveis que passamos juntos. Sempre juntos”, comenta.

Com a aposentadoria, o professor José Carlos Pinto inaugura uma nova fase em sua vida.

“Se possível, pretendo descansar um pouco mais. Foram muitos anos de dedicação exclusiva ao magistério superior e às pesquisas. Contudo, quero continuar desenvolvendo atividades de perícia judicial na área de Engenharia junto ao Fórum da Comarca de Assis, no Estado de São Paulo e desenvolver pequenos projetos na área de consultoria em Mecânica”, conclui.

A Direção Geral, os colegas do Departamento de Engenharia Mecânica, os servidores e os estudantes do Câmpus Cornélio Procópio, agradecem o profissionalismo e a responsabilidade que o professor José Carlos Pinto dedicou à  Instituição durante todos esses anos e desejam muito sucesso nesta nova etapa de sua vida.