Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Projeto “Furiosos Cheerleaders” e os benefícios do esporte para a vida acadêmica e pessoal

publicado: 11/10/2020 18h21 última modificação: 11/10/2020 18h23

Certamente, todos conhecem ou já ouviram falar dos Cheerleaders, ou líderes de torcidas, segundo tradução livre. É muito comum vermos os líderes de torcidas em filmes norte-americanos com moças e rapazes vestindo roupas coloridas, segurando bastões e pompons, dançando e desenvolvendo movimentos acrobáticos.

No Brasil, os Cheerleaders também existem e o esporte já é muito apreciado entre os jovens universitários em todo o país, mas, esses grupos não são meros figurantes dos filmes americanos e muito menos simples coadjuvantes de outros esportes. A modalidade é um esporte reconhecido, com regulamento oficial e competições próprias. Os treinos são tão intensos e extenuantes como os de outras modalidades e exigem muita dedicação e foco dos atletas. Os campeonatos são acirrados e o nível técnico é cada vez mais alto. A complexidade das coreografias, ou rotinas, como são conhecidos os conjuntos de movimentos que compõem as apresentações, são complexos e, além da força e do preparo físico, exigem competências como concentração e inteligência. Há pouco espaço para a improvisação. Todas as rotinas exigem perfeição, o que os Cheerleaders perseguem de modo obstinado.

Desde 2016, o Câmpus Cornélio Procópio conta com uma equipe Cheerleaders, carinhosamente batizada de “Furiosos”, em alusão à “Fúria”, organização Athlética do Câmpus. O time da Athlética  treina duas vezes por semana suas rotinas de apresentações, compostas por coreografias que envolvem danças e movimentos acrobáticos. Além disso, os Cheerleaders realizam dois treinamentos extras de aprimoramento e recebem orientações adicionais para os treinos físicos e de flexibilidade, fundamentais para o desenvolvimento das rotinas.

Todos as orientações para os treinos são repassadas aos integrantes da equipe por um técnico, contratado especialmente para preparar o time e melhorar as rotinas para as competições.  Outro fator importante é o trabalho de base. Uma vez por semana, jovens interessados em conhecer e iniciar no esporte participam dos treinos para dar os primeiros passos na modalidade. No futuro, eles integrarão o time e representarão o Câmpus nas competições por todo o país.

Por falar em campeonatos, as conquistas do time Furiosos Cheerleaders já são motivo de orgulho para a comunidade acadêmica da UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio. Além de conquistar o 1º lugar no Campeonato Paranaense das Engenharíadas (Coed nível 3) em 2019, os atletas trouxeram para Cornélio Procópio o 1º lugar no Campeonato Nacional de Cheer & Dance nível 4 e nas categorias Group Stunt Universitário e Elite Stunt nível 4, em 2018. Desde 2017, ano em que a equipe estreou nas competições estaduais e nacionais, os resultados são cada vez expressivos.

Todos os atletas que integram o Furiosos Cheerleaders são estudantes dos cursos de graduação do Câmpus Cornélio Procópio. Para além das salas de aulas, dos estudos, das discussões e das provas, a modalidade esportiva Cheerleaders tornou-se fundamental para o desenvolvimento e a preparação física dos nossos jovens. O esporte desenvolve inúmeras competências, tais como: dedicação, concentração, eficiência, persistência, coragem, capacidade para tomar decisões, entre outras, requisitos essenciais para estudantes e profissionais de qualquer segmento. Quando devidamente trabalhados, contribuem para o desenvolvimento dos indivíduos em todas as áreas e dimensões da vida humana.

O Câmpus Cornélio Procópio possui tradição e expertise no desenvolvimento esportivo orientado para a Educação Física e a Qualidade de Vida. São conhecidas as conquistas de nossos jovens estudantes a partir do trabalho singular realizado pelos professores dessas áreas. O Câmpus provou e tem provado, com todas as letras, que o esporte e a prática esportiva estabelecem relações muito abrangentes com o aprimoramento físico, intelectual e humano dos indivíduos.