Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA DEFICIÊNCIA

Notícias

REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA DEFICIÊNCIA

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO

publicado: 30/05/2018 10h03 última modificação: 30/05/2018 12h05

REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA DEFICIÊNCIA: OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO

No dia 22 de maio, o NAPNE -  Núcleo de Atendimento às pessoas com necessidades específicas realizou uma oficina de sensibilização sobre a pessoa com deficiência com a equipe diretiva do câmpus, com total apoio da Direção Geral que cedeu o espaço de uma de suas reuniões semanais, para a atividade proposta pelo núcleo.

 A oficina consistiu na realização de dinâmicas, na qual os participantes foram colocados sobre diversas situações a fim de compreender o dia a dia da pessoa com surdez, cegueira, do cadeirante e das pessoas com mobilidade reduzida.  Colaboraram com o NAPNE, na condução da oficina, o aluno com deficiência física Clemente Martins Delgado Junior do curso de Engenharia Mecânica e a coordenadora pedagógica da área visual do Centro de Atendimento Especializado para Deficiência Visual ou Deficiência Auditiva - VISIAUDIO-CP., Professora Maria Aparecida Santos Maruch.  

 A sensibilização foi iniciada com a apresentação de uma frase em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sem a interpretação para a Língua Portuguesa, o que gerou nos participantes, uma falta de entendimento e certo 'constrangimento' pela falta de comunicação. Ao vendar os olhos dos participantes e dar a eles 'apenas' a presença de um vidente (cujo papel era o de guia), desafiamos, a descer até a incubadora para sentir os entraves existentes no campus para a pessoa cega. Ainda foram desafiados a conduzir uma cadeira de rodas e também, andar de muletas, com o objetivo de percorrer o caminho da sala da direção à incubadora. 

 Com tais desafios e com políticas pouco sensíveis em prol à pessoa com deficiência e diversos barreiras (comunicacional, sensorial, arquitetônica, atitudinal e outras) ainda existentes no campus, apesar dos esforços da gestão, os participantes ficaram sensibilizados com o que as pessoas com deficiência vem enfrentando e isso certamente refletirá em mudanças atitudinais e no gerenciamento de recursos em prol desse público.

 Toda a atividade de sensibilização foi conduzida pelos integrantes do NAPNE, que vem, ao longo dos anos, desenvolvendo atividades, palestras e apontando caminhos para a inclusão da pessoa com deficiência.

 -----  

NAPNE - Núcleo de Apoio aos alunos com Necessidades Específicas 

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus Cornélio Procópio
TEL: (43) 3520 - 3972
----