Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Retrospectiva 2020: principais acontecimentos que marcaram o ano no Câmpus CP

Retrospectiva 2020: principais acontecimentos que marcaram o ano no Câmpus CP

publicado: 11/01/2021 00h21 última modificação: 11/01/2021 00h21

O ano de 2020 ficará marcado como um dos mais conturbados e difíceis da História da Humanidade. A Pandemia de Coronavírus, causada pelo SARS-COV-2, levou milhares de pessoas à morte por uma doença que ficou conhecida como Covid-19. Esta foi, sem dúvidas, uma das tragédias humanas mais terríveis de todas as épocas. As altas taxas de contaminação e letalidade da doença provocaram a paralisação total ou parcial de praticamente todas as atividades humanas, em função da necessidade de distanciamento e isolamento social. No final de 2020, o início da vacinação em massa em vários países e as possibilidades da vacina chegar ao Brasil renovaram nossas esperanças, embora a situação ainda exija muitos cuidados.

Na UTFPR, todas as atividades presenciais foram suspensas ainda mês de março de 2020. Desde então, servidores, técnicos administrativos e estudantes passaram a criar e desenvolver ações para continuar realizando suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, apesar da pandemia. Entre as novidades, destaca-se a implementação das Atividades Didáticas Não Presenciais-ADNP na UTFPR, o que gerou inúmeras dificuldades, mas, ao mesmo tempo, criou novas possibilidades e oportunidades para a comunidade acadêmica.

Nessa série de publicações, serão relembradas algumas dessas ações, bem como os fatos e os acontecimentos que colocaram o ano de 2020 entre os mais emblemáticos da História da UTFPR e do Câmpus Cornélio Procópio, a partir das principais notícias veiculadas em nosso portal e em nossas redes sociais.

Confira o que foi destaque no mês de Dezembro de 2020

No dia 18 de dezembro de 2020, o Câmpus Cornélio Procópio realizou a última colação de grau 100% virtual do ano. Em duas cerimônias, o Diretor Geral do Câmpus, Professor Marcio Jacometti, concedeu o grau de Engenheiro para 52 formandos dos cursos de Graduação da UTFPR. Em 2020, o Câmpus Cornélio Procópio formou 270 estudantes dos cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. Foram 13 solenidades, das quais uma cerimônia Magna e outras 12 de Gabinete. Das 12 cerimônias de Colação de Grau de Gabinete, 6 ocorreram presencialmente e outras 6 a distância, na modalidade remota.

Uma parceria inédita entre a UTFPR-CP e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Câmpus Presidente Prudente-SP, deu origem ao Laboratório de Testes de Softwares. Os objetivos do Laboratório são auxiliar o desenvolvimento de aplicativos e a validação dos softwares antes do lançamento no mercado, identificando o que melhor se adequa a realidade das empresas e suas possibilidades de comercialização.

Ainda em dezembro, o Câmpus Cornélio Procópio recebeu 5 novos servidores públicos concursados. Foram empossados pelo Diretor Geral, professor Marcio Jacometti, quatro técnicos administrativos e um docente. O reforço é muito bem-vindo, pois, no ano de 2020 um número considerável de servidores conquistaram suas aposentadorias.

Após intenso trabalho de gestão do Diretor Geral, Professor Marcio Jacometti, junto aos deputados que representam a região de Cornélio Procópio, o Câmpus recebeu a excelente notícia da liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, de autoria da Deputada Federal Luiza Canzianni. Os recursos serão destinados para modernizar e equipar os laboratórios dos cursos de Graduação em Engenharia, Tecnologia e Licenciatura do Câmpus.

Os servidores e alunos conquistaram o “Selo SESI/ ODS 2020”, concedido às empresas e instituições comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio. O SESI reconheceu o trabalho dos membros de nossa comunidade acadêmica e premiou a UTFPR-CP com 2 Selos. Na categoria “Ações e Prevenções de Combate à Covid-19”, fomos agraciados pela atuação ímpar dos integrantes dos projetos “Costurando Vidas” e “Produção e Doação de Protetores Faciais”; na categoria “Ações Pós-pandemia”, o Projeto de Extensão Gestão Empreendedora-PEGE”, recebeu o merecido reconhecimento.

Quer saber mais?

Fique atento às  publicações no Portal da UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio: www.utfpr.edu.br/cornelioprocopio e nas Redes Sociais:  Instagram: @utfprcampuscornelio e Facebook: UTFPR – Câmpus Cornélio Procópio.