Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Startups da Incubadora CP firmam parcerias em evento rural

Notícias

Startups da Incubadora CP firmam parcerias em evento rural

Extensão

publicado: 21/02/2019 21h14 última modificação: 21/02/2019 21h17

Entre os dias 05 e 08 de fevereiro, ocorreu no parque de exposições Arthur Höfig o evento RuralTec 2019. Com o foco em Tecnologia e Inovação, a RURALTEC 2019 conectou produtores rurais da região às recentes tecnologias buscando gerar novas oportunidades de negócio, além da otimização dos processos produtivos do setor. 

Durante a programação do evento, os participantes puderam conhecer novas cultivares de milho, soja e café por meio das visitações no campo, participar de palestras sobre tecnologias para produção orgânica, Inovações Tecnológicas para o Agro, Produção do Café, conquistas e desafios na plantação de trigo, e ainda, Rodada de Negócios & Oportunidades realizada com a parceria do SEBRAE – PR.

O evento foi organizado pela Sociedade Rural de Cornélio Procópio e contou com o apoio da equipe de gestão da Incubadora de Inovações da UTFPR e outros parceiros, além da participação das empresas e projetos incubados.

Entre os resultados do evento, destacaram-se as parcerias entre startups, produtores rurais e empresas consolidadas no setor e o fomento as novas tecnologias do agronegócio.

Conheça um pouco mais sobre as startups que participaram do RuralTec 2019:

X-Think – O projeto se trata de uma Miniestação Meteorológica Aerotransportável capaz de coletar valores de temperatura, umidade e pressão atmosférica (dentre outros valores meteorológicos) e disponibilizá-los através de ícones em uma plataforma de geolocalização. Sendo assim, torna-se possível observar os valores meteorológicos, obtidos em campo, exatamente nos pontos (em termos de latitude, longitude e altitude) onde eles foram coletados. Através do dispositivo, que acaba simulando uma rede de estações meteorológicas fixas, é possível fazer um mapeamento ou zoneamento agroclimático de alta confiabilidade e, também, fazer previsões do tempo mais precisas. Além disso, por perceber os microclimas presentes em uma região, o dispositivo permite ao produtor rural distribuir de maneira mais inteligente os agrotóxicos e outros componentes agrícolas, que seriam mais ou menos necessários em regiões com leituras meteorológicas distintas. Portanto, o produto desenvolvido se mostra extremamente compatível com a "Agricultura 4.0", que visa o aumento da produtividade a partir do desenvolvimento tecnológico do campo.

Procofire – O projeto atua no desenvolvimento de soluções contra incêndio, utilizando o arduino como plataforma de prototipagem.

Kaggen O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um veiculo autônomo, elétrico, leve e inteligente, para uma pulverização de herbicida direcionada e precisa. Proporcionando uma grande redução nos gastos com insumos além de criar uma generosa base de dados para reconhecimento de pragas, doeças e outros indicadores para aprimorar o gerenciamento do plantio.

AnovaDS – O serviço visa auxiliar no processo de coleta de dados, por meio de aplicações e/ou dispositivos. Para posteriormente realizar a análise dos dados coletados e assim entregar soluções ao cliente, afim de melhorar o seu processo de tomada de decisões e gestão empresarial.

Participantes da Rodada de Negócios e Oportunidades – Sebrae:

Méson Technology – Startup criada com o objetivo de trazer tecnologia e inovação para o mundo. Pensando nisso estão desenvolvendo o aplicativo MobFix que age como um recurso para manutenção preditiva para veículos.

SmartMec – A SmartMec Junior é uma Empresa Júnior de Engenharia Mecânica da UTFPR – CP fundada em 2015 para prestação de serviço de consultoria e projetos na área.

Sucesso aos jovens empresários!