Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Brasil é protagonista de relatório IPBES

Notícias

Brasil é protagonista de relatório IPBES

Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) lançou os Sumários para Tomadores de Decisão (SPM)

publicado: 31/10/2018 18h37 última modificação: 31/10/2018 18h37

Tatiana Gadda, do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC), foi nomeada pelo Itamaraty para o IPBES.


Depois de 4 anos de trabalho de um grupo de centenas de cientistas de todas as regiões do planeta, no primeiro semestre de 2018, a Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) lançou os Sumários para Tomadores de Decisão (SPM) dos diagnósticos sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos para as Américas, África, Europa e Ásia.

O Brasil exerceu protagonismo nesta primeira rodada de relatório do IPBES. A motivação do grupo de cientistas brasileiros em aproximar a ciência dos tomadores de decisão deu origem à Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos que, no próximo dia 8 de novembro, lança seu “1º Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Nomeada pelo Itamaraty para compor o time Brasileiro no IPBES, a professora Tatiana Gadda, da UTFPR, foi autora líder do capítulo de cenários futuros para as Américas. Na Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, Tatiana participa como coordenadora do Capítulo 4, referente aos cenários futuros para o Brasil. Embora recente, o BPBES já assume papel de protagonismo na área ambiental no Brasil, fazendo a necessária ponte entre ciência e tomadores de decisão.