Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Contemplando o invisível
conteúdo

Notícias

Contemplando o invisível

Começa a exposição do Comorg – campus Curitiba “Paisagem sonora nas Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino
publicado: 17/05/2019 16h59 última modificação: 13/11/2019 18h15

 A  exposição, que ocorre no pátio central do campus Curitiba da UTFPR, e vai do dia 11 ao dia 14 de novembro, é uma produção dos estudantes que estão cursando a disciplina “Tópicos Especiais em Linguagem”, do curso de Comunicação Organizacional (COMORG) do  Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC). A mostra, que é proveniente de uma atividade realizada em sala de aula, apresenta paisagens sonoras desenvolvidas pelos estudantes para ilustrar as cidades invisíveis narradas no livro “Cidades Invisíveis”, do autor Italo Calvino. Para ouvir as paisagens, é necessário um leitor de Qr Code, que possibilita o acesso da playlist da exposição.

A disciplina tem como objetivo sensibilizar os estudantes com o nível sonoro das coisas, seja no audiovisual, musical ou até mesmo experiencial. O conceito principal, que vem sendo trabalhado nessas narrativas, é a criação de paisagens sonoras de maneira alternativa, já que existem práticas pedagógicas tradicionais buscando caracterizar as cidades, sendo o intuito dos estudantes a representação por meio do som.

O professor do DALIC, Gustavo Nishida, foi responsável por orientar e incentivar os estudantes na produção, que  a partir da ideia de externalizar a apresentação desses trabalhos e aumentar o envolvimento com os demais estudantes, organizou a exposição no pátio da Universidade. 

Os conceitos, as ideias e as construções das paisagens sonoras foram produções dos estudantes, auxiliados pelo professor na parte técnica. Além disso, o embasamento do projeto se deu sobre as reflexões do compositor Murray Schafer, a respeito de paisagem sonoras, possibilitando aos estudantes a criação de paisagens de algumas cidades, tendo sido nove cidades construídas no total. 

Reportagem de Monique Eveline Grings (ASCOM – CT).

Também disponível em:

https://ecampus.ct.utfpr.edu.br/2019/comeca-a-exposicao-de-comorg-campus-curitiba-paisagem-sonora-nas-cidades-invisiveis-de-italo-calvino/