Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Lab de Robótica marca golaço
conteúdo

Notícias

Lab de Robótica marca golaço

LASER, do campus Curitiba da UTFPR, é premiado no maior evento científico da América Latina
publicado: 03/05/2019 11h07 última modificação: 13/11/2019 18h04

 

“Todos os participantes das equipes de competição do LASER/UTFPR gostariam de

agradecer ao Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), principalmente ao professor Cesar Tacla, chefe do DAINF, que sempre apoiou a equipe, tanto em auxílios diversos, quanto com o pagamento das inscrições e ajudas de custo para a viagem!”, relatou João Alberto Fabro, coordenador do LASER após a conquista dos prêmios.

A equipe de estudantes do Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER), do campus Curitiba da UTFPR, participou do maior evento científico, tecnológico, e de competições de robótica da América Latina, o ROBÓTICA 2019. Esse campeonato, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de outubro, na cidade de Rio Grande (RS), contou com apresentações de trabalhos científicos e participação em diversas categorias das competições por parte dos estudantes da Universidade. Além da participação dos estudantes, João Alberto Fabro, professor responsável pelo LASER, foi Coordenador Geral das Competições nesta edição.

O LASER, que é um laboratório de pesquisa associado ao Programa de Pós-

Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), ao Departamento Acadêmico de

Informática (DAINF), e também ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI), foi responsável por levar diversos estudantes para participarem das competições, apresentando os projetos desenvolvidos, que visavam a criação de sistemas robóticos autônomos com inteligência artificial. Esses robôs autônomos, que foram projetados, construídos e programados pelos estudantes, são planejados para realizar tarefas diversas, de forma autônoma. 

Neste ano, as equipes participaram das competições de “Futebol de Robôs”, e também na categoria “@Home-at home”, na qual as tarefas realizadas pelos robôs podem ser encontradas em casas. As tarefas são abrir portas, pegar itens sobre a mesa ou no armário da cozinha, interagir com pessoas por comandos de voz, reconhecer pessoas e objetos, navegar pela casa, entre outras. Nessa categoria, a equipe atingiu a quinta colocação entre as oito equipes do Brasil e da América Latina.

Sob orientação dos professores João Alberto Fabro e André Schneider de Oliveira, os estudantes Álefe Felipe Dias, Gabriel Rauta Buiar, Misael Rosa da Costa, Eli Teixeira Paula Júnior, do curso de Engenharia de Computação, e Felipe Pierre Conter, mestrando do PPGCA, integraram as 4 equipes da UTFPR competindo nas categorias de “Futebol de Robôs”, tanto em ambientes de simulação (Futebol Simulado 2D) quanto com robôs reais (categoria Very Small Size Soccer, em que três a cinco robôs que devem, cada um, ter o tamanho máximo de um cubo de 8 cm de lado). Após uma semana de competições com equipes do Brasil e também do restante da América Latina, os melhores resultados, obtidos pelos grupos da UTFPR, ocorreram nas categorias Futebol Simulado 2D, ganhando a quarta colocação, e no Futebol VSSS, com cinco robôs reais, conquistando também a quarta colocação. Além disso, foram apresentados artigos científicos sobre os projetos em desenvolvimento no Workshop de Robótica Educacional (WRE) e no Latin American Robotics Symposium (LARS). 

O egresso do PPGCA Danilo Henrique Santos, que participou do Concurso de Teses e Dissertações em Robótica, também conseguiu a quarta colocação na categoria mestrado, com sua dissertação “Método inteligente de controle de movimento acoplado para sistemas veículo-manipulador”. Mais informações sobre os projetos podem ser encontrados no canal YouTube do LASER.

Reportagem de Monique Eveline Grings (ASCOM – CT). 

Este texto também está disponível em:

https://ecampus.ct.utfpr.edu.br/2019/laser-do-campus-curitiba-da-utfpr-e-premiado-no-maior-evento-cientifico-da-america-latina/