Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

Ciência e Tecnologia

A UTFPR-DV promove o V CCT como parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
publicado: 11/10/2019 08h43 última modificação: 15/10/2019 17h34

Entre os dias 21 e 27 de outubro, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Dois Vizinhos, promoverá o V Congresso de Ciência e Tecnologia (CCT). O evento é bianual, gratuito e visa agregar conhecimento técnico-científico aos estudantes da instituição, visitantes e a comunidade externa. Além disso, o evento se caracteriza como um evento nacional pois foi aprovado em Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), dentro do tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

O V CCT será realizado juntamente com o IV Simpósio da Agricultura Familiar, a II Mostra Científica da Pós-Graduação e a EXPOUT. Serão realizadas ações nas modalidades Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Seminários, Ciclo de Palestras, Mostra de vídeos curtos, Oficinas de CT&I e Universidade de Portas Abertas.  Entre as ações prevendo a bioeconomia e sustentabilidade, serão desenvolvidos, no câmpus, destacam-se as palestras “Ciência e Tecnologia no Brasil: Uma visão da atualidade” e “Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação na Agricultura de Precisão” – esta última ministrada pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP).  No dia 22 ocorrerá o Seminário “Produção e viabilidade de Biomassa energética de eucalipto nas regiões oeste e sudoeste do Paraná”, do projeto Bioeste Florestas da Embrapa Florestas (Colombo-PR). As inscrições para esse seminário devem ser feitas mediante preenchimento de formulário do Google.

Os trabalhos científicos da II Mostra Científica da Pós-Graduação serão apresentados no dia 21 e a Sessão de pôster e apresentações orais do V CCT serão realizadas no dia 22. Também serão oferecidas atividades a céu aberto como a Oficina de Construção e Lançamento de Mini Foguetes (UTFPR Câmpus Francisco Beltrão) e a exposição de protótipos automobilísticos de alta eficiência energética intitulada Pato a Jato (UTFPR Câmpus Pato Branco).

Além disso, serão apresentadas atividades culturais e de democratização/popularização da Ciência chamada de “Uma dose de ciência”. Esta útima atividade, ocorrerá no dia 22 de outubro a partir das 19h no Officina Bar, no centro de Dois Vizinhos. Serão ministradas palestras curtas, onde cientistas voluntários falarão sobre temas como resistência a antibióticos e poluição dos rios de forma a promover discussões sobre os temas. O evento é para o público geral, não necessitando de nenhum conhecimento científico prévio.

O V Simpósio de Agricultura Familiar, associado com ao Programa de Educação Tutorial Agricultura Familiar (PET-AF) e Grupo de Pesquisa e Melhoramento Genético em Apicultura  irá oferecer  um ciclo de palestras a produtores rurais das cidades de Verê e Itapejara D’Oeste no dia 23 de outubro. O Coletivo Feminista Bertha Lutz (com a oficina “Mulheres que inspiram” ) e o grupo ‘Code and Ladies’ formado por discentes de docentes do curso de Engenharia de Software, irão promover atividades em escolas de ensino fundamental e médio que visem promover reflexões acerca do papel social e produtivo das mulheres na ciência com intuito de estimular meninas e mulheres a entrar, permanecer e ter sucesso nas carreiras científicas, especialmente, nas ciências exatas, engenharia e computação. O V CCT também prevê uma mostra de vídeos com relatos de docentes e pesquisadoras jovens e seniores dentro da temática “Mulheres na Ciência”. Os vídeos já estão disponíveis no Canal do V CCT.

No dia 24 de outubro, será ministrada a Oficina “ORGANOTEC: Gerenciando os resíduos orgânicos de forma sustentável", no SESI de Dois Vizinhos.

O V CCT ainda contará com mais uma edição da EXPOUT, uma ação na modalidade Portas Abertas, que ocorre na UTFPR desde 2006 abrindo as portas da universidade para a comunidade externa e traz anualmente  cerca de 500 estudantes aproximando alunos do ensino médio aos cursos ofertados e a estrutura física da instituição.  Desta forma, com estas ações, espera-se obter a divulgação e popularização do conhecimento científico e tecnológico, especialmente com a interiorização das atividades da SNCT, considerando-se que a cidade de Dois Vizinhos encontra-se há quase 500 km da capital (Curitiba) e que todas as cidades do Sudoeste do Paraná possuem população inferior a 100 mil habitantes.

A programação completa pode ser acessada em: 

https://easychair.org/conferences/?conf=vcct2019

https://www.facebook.com/cctutfprdv/

@cct_utfprdv

Para dúvidas, entre em contato: adirppg-dv@utfpr.edu.br