Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Astronauta visita Câmpus

Notícias

Astronauta visita Câmpus

Câmpus Francisco Beltrão recebe a visita do astronauta Marcos Pontes
publicado: 08/11/2018 18h51 última modificação: 08/11/2018 19h04

Na tarde de hoje (08), o astronauta Marcos Ponte, indicado para ocupar a pasta de Ministro de Ciência e Tecnologia no próximo Governo, visitou o Câmpus Francisco Beltrão da UTFPR. Ele foi recebido pelo Diretor Geral do Câmpus, professor Alexandre Alfaro e pelo prefeito do município Sr. Cleber Fontana.

O Diretor Geral do Câmpus Francisco Beltrão, professor Alexandre Alfaro explanou a satisfação em receber Marcos Pontes na UTFPR, “para nós é uma imensa alegria receber o astronauta em nosso Câmpus, pois ele é um orgulho para o País e nos inspira”. Alfaro também parabenizou o poder público municipal pelo seu comprometimento com o desenvolvimento tecnológico e inovação no nosso município, ao mesmo tempo em que agradeceu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico por ter viabilizado este momento ímpar para nossa Instituição.

Um dos objetivos da visita de Marcos Pontes ao Câmpus Francisco Beltrão da UTFPR, foi conhecer um dos projetos desenvolvido pelo Grupo de Foguetes Tsiolkovsky que é formado por docentes e discentes do Câmpus.

O professor Guilherme Bertoldo, um dos professores coordenadores do Grupo de Foguetes - Projeto von Braun, explicou o objetivo do projeto que é divulgar as atividades espaciais e estimular a formação de cientistas e engenheiros nesta área.

Em sua fala Marcos Pontes recordou o momento em que estava se preparando para sua missão espacial, em que olhou para uma foto da família e aquela imagem lhe deu uma sensação muito reconfortante e o entendimento de que estavam juntos e que é assim que se sente na universidade, onde acontece crescimento de ideias, geração de ideias em que todos somam e juntos alcançam os objetivos.

“É importante lembrar que professor é a profissão mais importante que existe. Sem professor não tem astronauta, não tem médico, não tem prefeito, não tem general”, enfatizou Marcos.  

 Na sequência, o astronauta lançou um mini foguete educativo, e foi muito aplaudido pelo público presente.

Prestigiaram o evento diversas autoridades, dentre elas, o Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional, General de Divisão Sr. Valério Stumpf Trindade, acompanhado do General Ademar da Costa Machado Filho e do Major José Luiz Junior, os quais representam o Exército Brasileiro.