Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Conquista
conteúdo

Notícias

Conquista

Curso de agronomia é aprovado para a UTFPR de Francisco Beltrão
publicado: 13/07/2020 13h45 última modificação: 14/07/2020 12h50

Na sexta-feira (10) o curso de Agronomia (formalmente chamado de Engenharia Agronômica) foi aprovado para o Câmpus Francisco Beltrão da UTFPR durante a 64ª reunião ordinária do Conselho de Graduação e Educação profissional da universidade. As primeiras 44 vagas serão ofertadas na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deve acontecer em 2021.

O grande diferencial do curso será a oportunidade dos estudantes trilharem expertises conforme demandas atuais. As trilhas em agroindustrialização, agricultura digital, sistema sustentável e empreendedorismo rural propiciarão uma formação mais voltada para as especificidades nas quais ele pretende seguir a carreira profissional. O professor Luciano Lucchetta, integrante da comissão que elaborou a proposta do projeto do curso, destaca que “o nosso engenheiro agrônomo terá toda a formação que é uma base comum, com toda a excelência que a UTFPR oferece e, além disso sairá com uma, ou mais, expertises para o mercado de trabalho, o que só vem a somar e dar mais autonomia ao egresso”, destaca.

A engenharia agronômica será um curso integral (com aula em mais de um período), com duração de 10 semestres e oferta semestral de 44 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal.

Processo de abertura

A proposta para abertura do curso de Agronomia iniciou com as discussões em novembro de 2018. Posteriormente formou-se uma comissão para delinear a graduação com profissionais da área de agronomia dos três campus da UTFPR do sudoeste do Paraná: os professores Hernan Vielmo, Eder da Costa dos Santos, Luciano Lucchetta e João Francisco Marchi de Francisco Beltrão, Lucas Domingues de Dois Vizinhos e José Abramo de Pato Branco. Posteriormente ingressaram na comissão ainda os professores Moacir Tuzzin de Moraes e Ronan Carlos Colombo.

Após a audiência pública realizada na UTFPR, em 12 de julho de 2019, iniciaram-se os trâmites nas câmaras internas para a aprovação na universidade que saiu na reunião ordinária do Cogep.

Para o diretor-geral do câmpus Alexandre Alfaro, “é uma grande conquista para Francisco Beltrão e região pela vocação agrícola e pela grande demanda por profissionais na área. Também cabe destacar que o curso, que é inovador e voltado aos desafios da agricultura moderna, foi criado com apoio do poder público e entidades como a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e Colégio Agrícola de Francisco Beltrão", destaca o diretor.

Cursos na UTFPR-FB

Com essa conquista o câmpus da UTFPR passará a contar com cinco cursos de graduação: Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática.