Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Graduação 2020
conteúdo

Notícias

Graduação 2020

Inscrições para os quatro cursos da UTFPR em Francisco Beltrão serão de 21 a 24 de janeiro no Sisu
publicado: 16/12/2019 10h52 última modificação: 10/01/2020 13h43

O ingresso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) se dá exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estará com as inscrições abertas de 21 a 24 de janeiro. Em Francisco Beltrão há oferta de 44 vagas em cada um dos quatro cursos ofertados no câmpus: Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática. O Sisu utilizará a nota do Enem 2019 para selecionar os calouros da universidade.

O resultado da seleção será divulgado dia 28 de janeiro. Quem não conseguir a vaga em primeira chamada (na primeira ou segunda opção de curso) pode optar por permanecer na lista de espera de 29 de janeiro a 04 de fevereiro.

O processo adota a Lei das Cotas, que reserva 50% das vagas para as categorias relacionadas à renda familiar, ao curso integral do ensino médio em escolas públicas, à deficiência e à autodeclaração como pretos, pardos ou indígenas.

As notas de classificação vão ser definidas com base na relação de pesos a serem aplicados nas disciplinas do Enem, de acordo com o curso pretendido. Além disso, é possível verificar as maiores e menores notas dos ingressantes nas últimas edições da seleção.

A instituição é pública (gratuita), apoia e oferta diversas possibilidades aos seus alunos. Seus câmpus possuem Núcleos de Assistência Estudantil para acompanhar seus estudantes e oferece bolsas e programas referentes a auxílio-estudantil, apoio em eventos, bolsa-permanência, nutrição, protagonismo estudantil e qualidade de vida.

Matrículas

O Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do Câmpus Francisco Beltrão receberá os aprovados em primeira chamada nos dias 29,30,31 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro das 9h às 12h e das 15h às 19h para requerer a matrícula. Os candidatos devem portar todos os documentos solicitados no edital, de acordo com a categoria na qual foram aprovados.

Lista de Espera e Chamadas Posteriores

Caso o candidato não seja convocado em primeira chamada e tenha optado por permanecer na Lista de Espera do Sisu (no próprio sistema entre os dias 29 de janeiro e quatro de fevereiro) poderá ser convocado para as chamadas posteriores. A segunda chamada será divulgada no dia 10 de fevereiro.

Confira outras informações.

Agronomia

O câmpus Francisco Beltrão vem trabalhando ao longo deste ano para ofertar o curso de Agronomia. De acordo com o diretor-geral, Alexandre Alfaro, “não será possível oferecer as vagas já no primeiro semestre de 2020 como havíamos planejado, pois dependemos do cumprimento de todos os trâmites nas câmaras técnicas internas da universidade”, esclarece o diretor.

As câmaras técnicas têm como um dos objetivos lapidar o curso e trabalhar para que o projeto satisfaça os anseios. “É um trabalho que algumas vezes acaba sendo mais moroso do que o esperado contudo é muito importante para garantir, no nosso caso, que o curso seja inovador como propomos e que trate a agronomia de uma maneira diferenciada”, finaliza Alfaro.