Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Prêmio Nacional
conteúdo

Notícias

Prêmio Nacional

Software de professor do Câmpus é premiado em evento Nacional
publicado: 28/11/2018 16h41 última modificação: 30/11/2018 09h02

Aconteceu nos dias 26 e 27 deste mês, em Brasília, o V ENCEP – Encontro Nacional de Conselhos de Ética em pesquisa, promovido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). O evento reuniu em torno de 600 Conselhos de Ética em Pesquisa – CEP do país. Como parte da programação do evento, houve a premiação das Experiências exitosas dos CEPs e a melhor experiência exitosa apresentada no V ENCEP foi o fruto de uma pesquisa de quatro anos do professor Francisco Antonio Reinaldo, docente do curso de Licenciatura em Informática da UTFPR – Câmpus Francisco Beltrão, que recebeu a Menção Honrosa em Inovação do CEP-CONEP/Ministério da Saúde.

O trabalho desenvolvido pelo docente apresenta um Sistema Especialista de ética em pesquisa – SEEP, este software foi desenvolvido com o objetivo de apoiar pesquisadores na avaliação de projetos que serão submetidos a Plataforma Brasil, procedimento este necessário a todas as pesquisas que envolvam seres humanos.

A meta do estudo foi desenvolver um sistema com inteligência artificial capaz de emular o conhecimento de tomada de decisão de relatores do CEP em diversos graus de especificidade e confiança.

Metodologicamente, o SEEP segue o seguinte fluxo: As perguntas são enviadas ao pesquisador, simulando uma conversa entre Relatores e Pesquisador, para prognosticar sobre cada um dos elementos descritos no protocolo de pesquisa. Atualmente o software está em sua 4ª versão e o estudo continua em laboratório.

De acordo com Reinaldo, coordenador da pesquisa, o estudo teórico conta com a colaboração da Professora Frieda Saicla Barros, presidente do Comitê de Ética e Pesquisa da UTFPR.

Após a utilização do software SEEP-alpha2 no laboratório de desenvolvimento de software, resultados preliminares indicaram ganho de tempo do pesquisador na análise de pareceristas. Durante a checagem do projeto, observou-se um total de 83% de falhas detectadas em projetos-teste que não seriam detectadas por pesquisadores novatos - haja visto que em condições normais, o pesquisador novato necessitaria de mais tempo e treinamento.

 Ao receber a notícia deste prêmio Nacional o professor Reinaldo se diz “surpreendentemente feliz” uma vez que ver seu trabalho com tamanho reconhecimento, em meio a tantos outros projetos o motiva a acreditar que a determinação e a dedicação trazem resultados positivos.

De acordo com o professor Alexandre da Trindade Alfaro, diretor geral do Câmpus Francisco Beltrão, “esta conquista reflete o comprometimento e a dedicação dos nossos docentes frente às suas pesquisas”. Alfaro conclui parabenizando os pesquisadores envolvidos e enaltecendo o trabalho desenvolvido que certamente contribuirá para a melhoria do fluxo de trabalho do CEP – Conselho de ética em pesquisa.