Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Aberta seleção para afastamentos para pós-doutorado ou stricto sensu
conteúdo

Notícias

Aberta seleção para afastamentos para pós-doutorado ou stricto sensu

PDP

publicado: 15/10/2019 16h23 última modificação: 16/10/2019 12h03
Mulher estudando em notebook | Foto: Designed by katemangostar / Freepik

Mulher estudando em notebook | Foto: Designed by katemangostar / Freepik

Estão abertas até a próxima segunda-feira (21) as inscrições para a seleção de servidores da UTFPR para afastamento integral, voltado à pós-graduação stricto sensu ou ao estágio de pós-doutorado. Um edital é direcionado a docentes e outro a técnicos-administrativos da Universidade.

Os interessados devem compor o quadro efetivo permanente da Instituição e estar de acordo com as referentes normas. Os editais contemplam somente afastamentos integrais para cursos que tenham início até 28 de fevereiro de 2020. Os afastamentos pretendidos para a partir de 1º de março devem passar pelo próximo processo seletivo, que será divulgado em edital no início de 2020.

Elaborados conjuntamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) e pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Dirgep), os novos editais visam atender ao Decreto 9.991/2019, do último dia 6 de setembro, que tornou inválido o Plano Anual de Capacitação e Aperfeiçoamento (Plancap) da UTFPR. A distribuição das vagas e as áreas do conhecimento foram definidas pelas Diretorias-Gerais de cada Câmpus, em conjunto com os departamentos e as coordenações, com base nas demandas informadas no Plancap e nas prioridades locais dentro do planejamento das atividades.

Houve a abertura de duas vagas, uma para Medianeira e outra para a Reitoria, para os técnicos-administrativos. Também foram disponibilizadas para os docentes: 12 vagas para Apucarana, 10 para Campo Mourão, 13 para Curitiba, seis para Cornélio Procópio, cinco para Dois Vizinhos, quatro para Guarapuava, uma para Pato Branco, quatro para Ponta Grossa e seis para Toledo. A destinação das áreas do conhecimento de cada vaga estão detalhadas no Anexo I de cada edital.

 

Sobre os processos seletivos

Os servidores interessados em participar do edital devem encaminhar o respectivo processo para Sistema Eletrônico de Informações (SEI), na categoria "Geral: Análise e Encaminhamento de Documentos", para a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do câmpus de lotação. O ofício deve conter as informações e os documentos exigidos no item 3 dos editais. A análise documental será feita por uma comissão em cada câmpus a partir dos critérios de elegibilidade e de mérito, conforme a regulamentação vigente e os Anexos II e III.

A homologação das candidaturas ocorre em 23 de outubro, com prazo para recurso entre os dias 24 e 25. Depois da publicação dessa relação, acontece a análise de mérito até 1º de novembro, com prazo para recurso entre os dias 4 e 5. O resultado final deve ser divulgado até 7 de novembro.

 

Normativas e regulamentos referentes ao Afastamento Integral na UTFPR

Servidores da UTFPR

Resolução Coppg 34/2019
Adequação ao Decreto 9.991/2019 do Regulamento de Afastamento de Servidores da UTFPR para a realização de pós-graduação stricto sensu e estágio de pós-doutorado.

 

Instrução Normativa Conjunta 02/2019 – Proppg-Dirgep
dispõe sobre a concessão de afastamento de servidores para a realização de Estágio Pós-Doutorado.

Docentes

Técnicos-Administrativos

- Edital 1/2019: seleção de docentes para pleitear afastamento integral para pós-graduação stricto sensu e estágio de pós-doutorado

- Instrução Normativa Conjunta 1/2019 – Proppg-Dirgep: dispõe sobre a concessão de afastamento integral a servidores docentes para a realização de pós-graduação stricto sensu.

- Edital 2/2019: seleção de técnicos-administrativos para pleitear afastamento integral para pós-graduação stricto sensu e estágio de pós-doutorado

- Instrução Normativa Conjunta 03/2019 Proppg-Dirgep: dispõe sobre a concessão de afastamento integral a servidores TAEs para a realização de pós-graduação stricto sensu.