Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Agência da ONU formaliza parceria com a UTFPR
conteúdo

Notícias

Agência da ONU formaliza parceria com a UTFPR

Cooperação

publicado: 22/10/2019 12h59 última modificação: 22/10/2019 12h59
Entrada principal do Câmpus Ponta Grossa, unidade que sediará as pesquisas fomentadas pela ONU

Entrada principal do Câmpus Ponta Grossa, unidade que sediará as pesquisas fomentadas pela ONU

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido/ONU) formalizou no último dia 11 de outubro uma parceria de cooperação acadêmica com o Câmpus Ponta Grossa para pesquisas em torno do biogás; ao todo, US$ 144 mil serão investidos nos estudos.

A pesquisa visa desenvolver ferramentas inovadoras para encontrar e avaliar oportunidades relacionadas à aplicação do biogás para fins energéticos, a partir de resíduos da agroindústria. O estudo envolve o Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis (Lesp) do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia de Produção (PPGEP) do Câmpus Ponta Grossa.

Para o professor Antonio Carlos de Francisco, coordenador do projeto, os ganhos da parceria vão além das pesquisas já pactuadas. “O convênio também tem um peso institucional muito grande, uma vez que conseguimos formalizar o apoio de uma importante agência de fomento da ONU. São portas que conseguimos abrir também para pesquisas futuras realizada pela UTFPR”, comenta.

Os recursos cedidos fazem parte do programa estratégico Global Enviroment Facility ,  assinado junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. Os investimentos visam encontrar soluções que reduzam as emissões de Gases de Efeito Estufa e a dependência de combustíveis fósseis por meio da promoção de soluções de energia e mobilidade, baseadas na aplicação do biogás na agroindústria brasileira.