Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Bloqueio de recursos no orçamento da UTFPR
conteúdo

Notícias

Bloqueio de recursos no orçamento da UTFPR

Nota Oficial

Decisão do Governo Federal foi comunicada à instituição na sexta (27)
publicado: 30/05/2022 16h27 última modificação: 30/05/2022 16h44
Nota oficial UTFPR (Imagem: Decom)

Nota oficial UTFPR (Imagem: Decom)

Assim como as demais instituições federais de ensino superior, a UTFPR foi notificada na última sexta-feira (27), por meio de mensagem do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), do bloqueio de 14,54% no orçamento da instituição. A decisão, segundo a notificação, é do Comitê de Governança para a Gestão Orçamentária e Financeira do Governo Federal.

Na UTFPR, o bloqueio equivale à indisponibilidade de R$ 19.225.888,00 do orçamento de despesas discricionárias, incluindo custeio, investimento e assistência estudantil.

A Reitoria da Universidade recebe com surpresa a decisão do bloqueio, uma vez que os recursos, já aprovados na Lei Orçamentária Anual, são fundamentais para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos 13 campi da instituição.

Ao mesmo tempo em que trabalha internamente para que o bloqueio tenha o menor impacto possível no cotidiano da comunidade acadêmica e na qualidade dos serviços prestados à sociedade paranaense, a gestão da UTFPR intensifica as articulações junto às demais universidades federais, via Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e aos Poderes Executivo e Legislativo para a reversão da medida.