Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Campi receberão audiências do PDI 2023-2027 entre 16 de maio e 01 de junho
conteúdo

Notícias

Campi receberão audiências do PDI 2023-2027 entre 16 de maio e 01 de junho

Planejamento

Objetivo é coletar sugestões para formulário que receberá colaborações em junho
publicado: 10/05/2022 16h58 última modificação: 31/10/2022 09h20
Serão realizadas ao todo 15 audiências nos campi durante a segunda quinzena de maio (Foto: Decom)

Serão realizadas ao todo 15 audiências nos campi durante a segunda quinzena de maio (Foto: Decom)

Entre os dias 16 de maio e 01 de junho, o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 da UTFPR será iniciado com a realização de audiências nos campi. Os encontros são destinados a professores, técnicos-administrativos e estudantes e servirão para lançar e divulgar o processo e coletar sugestões para o formulário que receberá colaborações da comunidade universitária para o PDI. As contribuições poderão ser enviadas durante o mês de junho via formulário - que estará disponível nos Sistemas Corporativos e no Portal do Aluno -, por e-mail ou em salas virtuais.

As audiências começam no dia 16 de maio, nos campi Pato Branco (das 9h às 12h) e Francisco Beltrão (das 14h às 17h). O último campus a realizar o encontro será Curitiba, no dia 30, na Sede Ecoville (das 9h às 12h), no dia 31, no auditório da Sede Centro (das 14h às 17h), e no dia 01 de junho, na Sede Neoville (das 14h às 17h).

De acordo com o assessor de Desenvolvimento Institucional, Ivan Carlos Vicentin, a participação da comunidade universitária na elaboração do PDI é fundamental. “A Universidade é formada por pessoas, por uma comunidade, que precisa dizer o que ela pensa e o que quer da instituição. Este é o momento”, convoca Ivan Vicentin, acrescentando que participar desse processo é uma forma de construir a UTFPR.

Além das colaborações da comunidade universitária, também serão recebidas, até 04 de julho, contribuições de oito subcomissões temáticas (Graduação e Educação Profissional, Pesquisa e Pós-Graduação, Planejamento e Administração, Relações Empresariais e Comunitárias, Avaliação Institucional, Comunicação, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas) e de 13 subcomissões dos campi. Todas as sugestões enviadas serão consolidadas por um grupo de trabalho responsável por elaborar uma primeira versão do PDI.

Em seguida, esta primeira versão do documento será encaminhada para uma comissão central, formada pelo reitor, vice-reitor, pró-reitores, diretores de área e diretores-gerais dos campi. Esta comissão será responsável por encaminhar uma proposta de PDI 2023-2027 para ser discutida pelos membros do Conselho Universitário (Couni). Após aprovação no conselho, a UTFPR terá a versão final do seu PDI referente aos próximos cinco anos.

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento obrigatório a todas as instituições de ensino superior, central no processo de avaliação. É o planejamento estratégico, que funciona como norte para a implementação de ações e políticas e que define os rumos da Universidade para, no caso da UTFPR, os próximos cinco anos.

O documento traz uma série de itens, como perfil institucional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI), organização didático-pedagógica, organização administrativa e finanças e orçamento, além de macro-objetivos para os próximos anos, divididos em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. Os eixos são os mesmos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Confira as datas e horários das audiências nos campi

Pato Branco - 16/05 das 9h às 12h
Francisco Beltrão - 16/05 das 14h às 17h
Dois Vizinhos - 17/05 das 9h às 12h
Toledo - 18/05 das 9h às 12h
Santa Helena - 18/05 das 14h às 17h
Medianeira - 19/05 das 9h às 12h
Cornélio Procópio - 23/05 das 9h às 12h
Londrina - 23/05 das 14h às 17h
Apucarana - 24/05 das 9h às 12h
Campo Mourão - 25/05 das 9h às 12h
Guarapuava - 26/05 das 9h às 12h
Ponta Grossa - 26/05 das 15h às 18h
Curitiba Sede Ecoville - 30/05 das 9h às 12h
Curitiba Sede Centro - miniauditório - 31/05 das 14h às 17h
Curitiba Sede Neoville - 01/06 das 14h às 17h