Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Colégio Eleitoral divulga comunicado sobre a apuração dos votos
conteúdo

Notícias

Colégio Eleitoral divulga comunicado sobre a apuração dos votos

Eleições UTFPR

publicado: 01/07/2020 18h12 última modificação: 01/07/2020 18h19
Comunicado UTFPR (Imagem: Decom)

Comunicado UTFPR (Imagem: Decom)

O Colégio Eleitoral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), responsável por conduzir o processo de consulta à comunidade para eleição do reitor da UTFPR, publicou nesta quarta-feira (1º) nota de esclarecimento sobre o processo de apuração dos votos.

Segundo o colegiado, "o problema identificado foi que as chaves de criptografia geradas pelo sistema Helios Voting apresentam os votos de 20 (vinte) Urnas e não apresentam os votos das outras 19 (dezenove) Urnas". A geração das chaves ocorreu no dia 26 de junho, durante a configuração da votação que foi acompanhada pelos auditores do TRE-PR e da Polícia Federal.

"A equipe técnica continuará a trabalhar em conjunto com o perito da Polícia Federal, sr. Silvino Schlickmann Junior, e, adicionalmente, com o apoio da equipe especialista da Universidade de São Paulo (USP), no sentido de esclarecer até amanhã, 02/07/2020, o ocorrido", completa o texto.

Confira o comunicado na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 O Colégio Eleitoral, reunido a partir das 16 horas de 1º de julho de 2020, ouviu os relatos dos membros da Comissão Técnica sobre o problema ocorrido na apuração dos votos na noite de 30 de junho de 2020, bem como, as ações que estão sendo tomadas, e esclarece à comunidade que até este momento não foi possível solucionar o problema. O problema identificado foi que as chaves de criptografia geradas pelo sistema Helios Voting apresentam os votos de 20 (vinte) Urnas e não apresentam os votos das outras 19 (dezenove) Urnas. A geração dessas chaves ocorreu dia 26 de junho, após as 14 h, durante a configuração da votação que foi acompanhada pelos auditores do TRE-PR e da Polícia Federal, além de membros do Colégio Eleitoral, da Comissão Técnica e do Fiscal Técnico de um dos candidatos, conforme consta em Ata publicada na página do Colégio Eleitoral. A equipe técnica continuará a trabalhar em conjunto com o perito da Polícia Federal, sr. Silvino Schlickmann Junior, e, adicionalmente, com o apoio da equipe especialista da Universidade de São Paulo (USP), no sentido de esclarecer até amanhã, 02/07/2020, o ocorrido. Este Colégio Eleitoral emitirá nota de atualização amanhã (02/07/2020), até as 18 horas.

Atenciosamente,

Jair Ferreira de Almeida
Presidente do Colégio Eleitoral

 

Para mais informações, acesse a página do Colégio Eleitoral e o regulamento das eleições.