Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Conexão UTFPR debate novas diretrizes curriculares para engenharias

Conexão UTFPR debate novas diretrizes curriculares para engenharias

Live

publicado: 06/11/2020 18h36 última modificação: 20/11/2020 19h16
Conexão UTFPR apresenta lives semanais com debates sobre os desafios da educação (Imagem: Freepik)

O Conexão UTFPR, projeto de lives semanais da Pró-Reitoria de Graduação, realiza na próxima terça-feira (24) um debate sobre as 'Diretrizes Curriculares Nacionais para as Engenharias: ações institucionais na reestruturação de PPCs'. O evento ocorre das 14h às 15h, no perfil oficial da Universidade no Facebook e no Canal da UTFPR no YouTube.

Participam da live os professores Marcos Vallim (Câmpus Cornélio Procópio) e Rodrigo Villanova (Câmpus Curitiba). "Esta edição do Conexão UTFPR tem por objetivo abordar as principais mudanças encontradas no documento e abrir espaço para um bate papo sobre ações institucionais necessárias para o sucesso de novos projetos de curso", comenta Daniel Pigatto, da organização do evento.

Em abril de 2019, o Ministério da Educação Publicou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Engenharia. De acordo com parecer da comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE), a revisão do documento busca adequar as estratégias para “atender as demandas futuras por mais e melhores engenheiros". "Parte dos conceitos apresentados pelas novas diretrizes consistem na formação baseada em competências, maior foco na prática, adoção de aprendizagem ativa e uma maior flexibilidade na constituição do currículo", explica Pigatto.

Para acompanhar a live com obtenção de certificado, é preciso realizar a inscrição por meio do site do evento. Todas as transmissões do Conexão UTFPR são gravadas e disponibilizadas dentro de uma playlist no YouTube da Universidade.

Convidados

Marcos Vallim | Engenheiro eletricista com mestrado e doutorado na área. Tem oito anos de experiência como engenheiro de campo em diversas empresas do ramo industrial. Foi instrutor de aprendizagem industrial na área eletrônica no Senai-PR e, atualmente, é professor titular do Câmpus Cornélio Procópio.

Rodrigo Villanova | Graduado em Engenharia Metalúrgica, possui mestrado e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. Atuou em diversas empresas do ramo metal-mecânico no desenvolvimento de processos e produtos relacionados à indústria automotiva e, atualmente, é professor do Câmpus Curitiba.