Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Convênio prevê ferramentas para auxiliar produtores de soja
conteúdo

Notícias

Convênio prevê ferramentas para auxiliar produtores de soja

Multicampi

Contrato foi firmado entre os campi Campo Mourão, Cornélio Procópio e a Embrapa Soja
publicado: 07/10/2021 10h18 última modificação: 07/10/2021 10h23
Foto:  Freepik

Foto: Freepik

Para auxiliar os produtores de soja, um contrato firmado entre os campi Campo Mourão, Cornélio Procópio e a Embrapa Soja resultará em uma ferramenta com informações de fácil acesso sobre a cultura da soja. Nesse primeiro momento, a plataforma estará em ‘nuvem’ e vai trazer as informações disponíveis no "Catálogo de Cultivares de Soja da Embrapa" e do "Manual de Identificação de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas da Cultura da Soja". Atualmente, tanto o manual quanto catálogo estão disponíveis em papel, o que dificulta o acesso dos produtores.

O projeto é coordenado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Campus Cornélio Procópio, Gabriel Costa Silva, com a colaboração dos professores do PPGI, Cléber Gimenez e Silvio Ricardo Rodrigues Sanches, do professor do Departamento Acadêmico de Computação do Campus (Dacom), Claiton de Oliveira e do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Campus Campo Mourão, Reginaldo Ré.

Segundo o professor Gabriel, a parceria surgiu por iniciativa dos profissionais do núcleo de comunicação organizacional da Embrapa Soja, Hugo Soares Kern e Marisa Yuri Horikawa. “Eles visualizaram a UTFPR uma parceria capaz de contribuir com a expertise técnica para resolver um problema emergente: uma forma mais ágil e interativa para divulgar informações da soja”, afirma.

O contrato multicampi foi assinado pelos diretores do Campus Cornélio Procópio, Marcio Jacometti, e do Campus Campo Mourão, Roberto Ribeiro Neli, e tem a duração prevista de quatro anos, com a previsão de quatro bolsas para mestrandos do PPGI. Atualmente, estão envolvidos no projeto os mestrandos Leandro Alfredo, Matheus Amaral, Monique Emídio de Oliveira e Vitor Hugo Basseto.

Ao todo, estão previstas a implantação de uma plataforma em nuvem e dois aplicativos para dispositivos móveis que darão acesso ao conteúdo do "Catálogo de Cultivares de Soja da Embrapa" e do "Manual de Identificação de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas da Cultura da Soja". Ambas informações são fundamentais para produtores e técnicos envolvidos na cultura da soja.

De acordo com a Embrapa Soja, o Brasil é hoje o maior produtor mundial de soja, sendo o estado do Paraná um dos grandes responsáveis por esse resultado. Os primeiros protótipos do projeto devem ser divulgados na Agrobit/2021, o maior evento de tecnologia para o Agro do Brasil, em novembro deste ano.