Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Pesquisadores criam plataforma para auxiliar gestores
conteúdo

Notícias

Pesquisadores criam plataforma para auxiliar gestores

Covid 19

publicado: 19/06/2020 15h50 última modificação: 19/06/2020 21h31
Objetivo é auxiliar gestores na tomada de decisões durante a pandemia (Foto: Freepik)

Objetivo é auxiliar gestores na tomada de decisões durante a pandemia (Foto: Freepik)

Mais uma plataforma foi criada por pesquisadores da UTFPR para auxiliar gestores na tomada de decisão perante a pandemia da Covid-19. Professores e alunos do Centro de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (Gyro) reuniram informações sobre a doença em um site para mostrarem o grau de risco em cada município.

A plataforma é gratuita e pode ser acessada por qualquer pessoa. Ela permite a visualização do número de casos e óbitos de cada local e foi criada (veja o vídeo), segundo os pesquisadores, por conta das divergências de decisões tomadas por autoridades.

Para a coordenadora do projeto, professora Cássia Maria Lie Ugaya, a ideia é que cada cidadão entenda de que forma a pandemia está se desenvolvendo em sua cidade e o grau de risco em que se encontram. “Percebemos que há muita diferença dentro do país e, por conta disso, existem algumas decisões tomadas nacionalmente e regionalmente. O objetivo é que a plataforma possa incluir informações dos impactos econômicos e ambientais decorrentes da Covid-19”, afirma.

De acordo com a coordenadora, as previsões podem ser alteradas dependendo das ações tomadas pelos governantes. “Para facilitar os tomadores de decisão, resolvemos disponibilizar este site e auxiliá-los nas ações que possam ser tomadas”, explica.

Os dados são coletados de vários modelos para formar uma previsão sólida, incluindo dados de todas as secretarias de saúde. Com isso, os pesquisadores criaram um modelo diferenciado para que pudesse simular as previsões futuras.

Além da professora Cassia, o grupo conta com a participação dos pesquisadores da UTFPR, Jaylton de Araújo (Câmpus Curitiba), Rodrigo Trevisani Juchen (Câmpus Curitiba), José Paulo das Dores Savioli (Câmpus Curitiba), Leandro de Oliveira (Câmpus Medianeira), no grupo de avaliação de impacto na saúde; Arno Paulo Schmitz (Câmpus Curitiba), Carolina Silvestre Rocha (Câmpus Curitiba), e Andrea de Souza (Câmpus Curitiba), no grupo de avaliação de impacto econômico; e com a colaboração de Walmor Cardoso Godoi (Câmpus Curitiba).

A plataforma está disponível no link https://gyro.ct.utfpr.edu.br/4life