Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Publicado edital do Auxílio Estudantil Emergencial
conteúdo

Notícias

Publicado edital do Auxílio Estudantil Emergencial

Covid-19

publicado: 01/04/2020 18h11 última modificação: 02/04/2020 15h31
Restaurante Universitário do Câmpus Ponta Grossa (Foto: Decom)

Restaurante Universitário do Câmpus Ponta Grossa (Foto: Decom)

A UTFPR publicou nesta quarta-feira (1°) o edital do Auxílio Estudantil Emergencial (AEM) com objetivo de oferecer um auxílio financeiro aos alunos de baixa renda, durante o período de suspensão do calendário acadêmico. O auxílio será de R$ 300 para estudantes que possuem residência fixa no município ou na região metropolitana do câmpus ou de R$ 500, para os que estudam em câmpus fora do seu domicílio de origem.

Criado de forma emergencial e em substituição aos auxílios básico, moradia e alimentação previstos nos editais anteriores do auxílio estudantil - 36/2019 e 37/2018 -, o AEM terá validade durante a suspensão do calendário acadêmico em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O processo visa contemplar estudantes calouros e veteranos com renda per capita de até 1,5 salários mínimos e que já estavam com inscrições deferidas no edital 36/2019.

A seleção será feita com base nas informações reunidas no sistema do auxílio estudantil. Ou seja, não haverá um novo período de inscrições.

Os veteranos com inscrição deferida no edital 37/2018 tiveram a prorrogação do auxílio estudantil de março para mais um mês. Em abril, portanto, este grupo irá receber os auxílios solicitados mais o valor das refeições, pagos como base no preço licitado no restaurante universitário do câmpus em que está matriculado. A partir de maio, apenas continuam a receber o auxílio os veteranos e calouros que tiverem deferimento da inscrição no edital 36/2019; neste caso, o pagamento será retroativo ao mês de abril.

“Estamos fazendo um enorme esforço orçamentário para auxiliar os nossos estudantes durante esse período de suspensão do calendário acadêmico. Temos ciência da gravidade da situação que estamos vivendo por conta da pandemia da Covid-19, mas também sabemos que a Universidade tem uma grande parcela de alunos que necessita do auxílio durante esse período de emergência sanitária. Por isso, é nossa prioridade prestar assistência a esses nossos alunos”, comenta o reitor Luiz Alberto Pilatti.

O resultado do AEM será divulgado, por meio de uma retificação do edital 36/2019 para a definição de bolsas 2020/2021, enquanto perdurar o caráter emergencial na Universidade.

Confira aqui o edital normativo do programa.