Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > EDUTFPR lança “Oportuno Acaso”, narrativa em prosa e verso
conteúdo

Notícias

EDUTFPR lança “Oportuno Acaso”, narrativa em prosa e verso

Literatura

O livro é a 20ª publicação do professor aposentado Juarez Poletto
publicado: 04/01/2022 15h44 última modificação: 04/01/2022 15h44
"Oportuno Acaso" está disponível gratuitamente em formato e-book (Foto: Freepik editada por Decom)

"Oportuno Acaso" está disponível gratuitamente em formato e-book (Foto: Freepik editada por Decom)

A Editora da UTFPR (EDUTFPR) lançou no último mês de setembro o 20º livro publicado pelo professor Juarez Poletto. “Oportuno Acaso” é uma narrativa em prosa e verso que apresenta episódios ficcionais e históricos ligados à disputa pelo poder, como a luta pela terra e a resistência ao regime militar brasileiro, iniciado em 1964. Em formato e-book, o livro já pode ser baixado gratuitamente do site da editora.

“Oportuno Acaso” conta a saga de João, desde a sua adolescência até um pouco além dos 50 anos. O personagem é um jovem que perde a família e, em uma comunidade interiorana, se envolve com ações missionárias de catequese e orientação social, que originaram as Comunidades Eclesiais de Base, bastante atuantes nos anos 1960 e 1970 no interior e nas periferias de grandes cidades. A partir dessa atuação, João passa a fazer parte do movimento de resistência ao regime político vigente no Brasil na época e a viver na clandestinidade. O personagem sofrerá consequências definitivas, que mudarão totalmente o rumo de sua vida até, depois de muito tempo, reencontrar seu caminho.

Poletto, que já tem 10 livros de poesia e seis em prosa publicados, decidiu escrever "Oportuno Acaso" em prosa e verso por conta do trato singular com a linguagem próprio de narrativas desse tipo. “Pensei, não de forma inédita, pois Chico Buarque e Paulo Pontes já usaram isso em ‘Gota d’água’, em valorizar essa linguagem em versos, com medida, com ritmo, com melodia tão nossa, tão plena no cordel e na música sertaneja, na trova popular”, esclarece o autor. Em “Oportuno Acaso”, a prosa aparece na fala de João, quando o personagem narra sua história em primeira pessoa. Já a poesia está nos relatos do narrador.

Escrito antes da pandemia de Covid-19, o livro foi concebido porque, segundo Poletto, era necessário desentalar uma dor. “Me refiro ao sofrimento que conheci de meninos e meninas que perderam a família na luta por terras, no enfretamento a jagunços nas disputas que aconteceram aqui no Paraná, não só na conhecida Guerra dos Posseiros, ocorrida na década de 1950 no Oeste do Estado, mas das muitas disputas disseminadas neste território em tempos de colonização, quando os mais fracos sempre foram vítimas de corruptos poderes”, conta.

Depois dessa publicação, novas obras literárias de Juarez Poletto devem ser lançadas pela EDUTFPR. O professor, que já tem dois romances prontos, está trabalhando agora em um livro de poesias. A previsão é que a editora publique estes três livros e mais um outro inédito, além de três reedições: os romances policiais “Teia” e “Corpo de Marfim” e “Vaidade” (poesia).

Além de “Oportuno Acaso”, em 2021 a EDUTFPR publicou mais duas obras literárias de Juarez Poletto, ambas reedições. Em maio, saiu a terceira edição da novela “No limiar da imaginação”, de 1986, e, em novembro, a quarta edição de “O anjo fatal”, lançado em 1987. Antes, a editora já havia publicado "Jabota e jaboti", em 2015, e "Literatura e experiência humana: tecnologia e trabalho", em 2016.

Juarez Poletto, que é professor aposentado da UTFPR e atualmente atua como professor voluntário na instituição, já publicou no total 20 livros, sendo um infantil, 10 de poesia, seis em prosa, um em prosa e verso e dois de estudos literários. O autor é formado em Letras e tem mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Sinopse do livro

“Oportuno Acaso” é uma narrativa mista feita em prosa e verso. São dez capítulos que relatam a saga de João, um moço do interior que perde tudo e recomeça com a ajuda do padre local, indo participar de uma comunidade cristã de base, no final dos anos sessenta do século XX, no Vale do Ribeira. As circunstâncias o envolvem na luta armada de resistência ao regime da época, onde descobre a aventura, a desgraça e o amor. A história contempla mais de trinta anos de uma vida similar à de outros tantos jovens e adultos, vítimas de condições injustas e infelizes. João sobreviverá? Encontrará novas motivações? Recuperará o controle de sua vida? O experimento de relato misto divide bem claramente as situações da narrativa. Quando fala João, ocorre a prosa; quando o narrador toma a palavra, domina o verso. Há capítulos com apenas um dos gêneros, há outros mesclados. Não se trata de uma inovação linguística na linguagem, apenas duas técnicas de contar, recuperando os poemas narrativos tão em voga nos relatos heroicos. João, assim, torna-se o herói de um tempo sem Maria, ainda que encontrá-la seja seu mais profundo desejo.

Sobre a EDUTFPR

A Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Os interessados em publicar na EDUTFPR devem enviar informações e originais finais pelo formulário de submissão de publicação. A chamada fica aberta em fluxo contínuo.