Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Encontro marca 10 anos do Comitê de Ética em Pesquisa da UTFPR
conteúdo

Notícias

Encontro marca 10 anos do Comitê de Ética em Pesquisa da UTFPR

Pesquisa

Evento será realizado no dia 1º de dezembro no Campus Curitiba
publicado: 23/11/2022 13h53 última modificação: 23/11/2022 13h58
Em dez anos, o CEP UTFPR já emitiu 4.628 pareceres consubstanciados (Foto: Decom)

Em dez anos, o CEP UTFPR já emitiu 4.628 pareceres consubstanciados (Foto: Decom)

O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UTFPR (CEP) completou em março dez anos do início de suas atividades. Para comemorar este marco, será realizado no dia 1º de dezembro o V Encontro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. O evento ocorrerá no Miniauditório do Campus Curitiba e terá programação presencial e online, com transmissão pelo Canal da UTFPR no YouTube.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento até o dia 1º. Além de comemorar os dez anos do CEP da UTFPR, o encontro busca reunir membros de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) de instituições de ensino superior públicas e privadas e demais instituições de educação, de pesquisa e de saúde e interessados em geral para discutir questões ligadas à ética em pesquisa científica. 

Na programação, que começa às 14h, estão previstas palestras sobre o Sistema CEP-Conep, formado por comitês e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), sobre a coparticipação de desenvolvimento de projetos de pesquisa em hospitais com o uso de imagens e prontuários médicos, sobre os trabalhos envolvendo coleta de dados de forma virtual, entre outros temas. O evento deve ser encerrado às 20h30.

CEP UTFPR

O CEP UTFPR foi registrado junto à Conep no dia 29 de dezembro de 2011. Mas foi apenas em março de 2012 que os primeiros relatos dos projetos dos pesquisadores da instituição foram recebidos, o que marca o início das atividades do comitê. Em 2019, foi realizada a renovação do registro e o CEP da UTFPR começou seu processo de descentralização. Atualmente são três comitês na Universidade: CEP Curitiba, CEP Medianeira e CEP Dois Vizinhos, os dois últimos iniciados em 2021. Os professores Frieda Saicla Barros, Elciane Regina Zanatta e Edival Sebastião Teixeira são os coordenadores, respectivamente, dos CEP de Curitiba, Medianeira e Dois Vizinhos.

Até o início de setembro de 2022, os três CEP da UTFPR haviam emitido 4.628 pareceres consubstanciados nestes dez anos. Ao longo do período, houve um crescimento significativo na análise de processos. Se em 2012 foram 64 pareceres, em 2021 apenas o CEP Curitiba emitiu 558.

Para ampliar estes números, algumas iniciativas foram implementadas nos últimos anos, como a divulgação do CEP em semanas acadêmicas e no Portal da UTFPR, a participação no Seminário de Extensão e Inovação e no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SEI-Sicite), a consolidação da estrutura física dos comitês e os treinamentos de membros de CEP internos e externos à UTFPR.

Nos próximos anos, o CEP continuará buscando crescer e atender mais e melhor a comunidade científica da Universidade. Para isso, o comitê vai trabalhar para conscientizar os pesquisadores sobre a necessidade da avaliação dos seus projetos que, de forma direta ou indireta, envolvam seres humanos, além de procurar se descentralizar ainda mais com a criação de outros comitês.

De acordo com a professora Saicla, o trabalho do CEP contribui para a qualidade das pesquisas realizadas na UTFPR, uma vez que o protocolo aprovado pelo comitê é seguro, tanto para o participante da pesquisa quanto para o pesquisador responsável. “Os participantes de pesquisa são protegidos e os pesquisadores têm aval para realizar a pesquisa envolvendo seres humanos”, afirma a coordenadora do comitê de Curitiba, acrescentando que o CEP presta um serviço voluntário para pesquisadores da UTFPR e também de outras instituições.