Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Equipe Pato a Jato participa do Innovation Day, na Embraer
conteúdo

Notícias

Equipe Pato a Jato participa do Innovation Day, na Embraer

#VoaPato

publicado: 27/11/2019 16h54 última modificação: 03/12/2019 10h01
Protótipo da Pato a Jato durante competição (Foto: Divulgação)

Protótipo da Pato a Jato durante competição (Foto: Divulgação)

Voar alto é com eles, ainda mais na Embraer.

A Pato a Jato, equipe de eficiência energética do Câmpus Pato Branco, participa nesta quinta-feira (28), em São José dos Campos (SP), do Innovation Day, iniciativa realizada anualmente pela Embraer para promover a cultura de inovação dentro da empresa. 

O Innovation Day conta com um programa voltado ao compartilhamento de práticas de inovação. A equipe Pato a Jato, recém tricampeã da competição Shell Eco-Marathon e recordista em eficiência energética de etanol na América Latina, se juntará a outras universidades e empresas para apresentar suas próprias soluções durante o evento. A comitiva será composta pelos alunos integrantes da equipe e pelo coordenador do projeto, professor Luiz Carlos Martinelli Jr. 

A oportunidade de participar do evento é motivo de orgulho para os membros do time e, também, para toda a comunidade da UTFPR. O aluno Everton Veríssimo, estudante de Engenharia Mecânica e gerente administrativo da Pato a Jato, comenta que a participação no evento é um oportunidade de apresentar a qualidade do ensino da UTFPR. “Nossos projetos de extensão vêm trazendo grandes resultados e visibilidade para a instituição, reflexo do apoio da universidade e uma boa base em sala de aula”, completa. 

Além de ser uma forma de os estudantes colocarem em prática tudo que aprendem dentro das salas de aula, a Pato a Jato, enquanto projeto de extensão, prepara os acadêmicos para os obstáculos da vida profissional. “Esse tipo de projeto é muito importante para graduandos, pois simula a vida real do mercado de trabalho. A gente passa por um processo seletivo, da mesma forma que seria em uma empresa normal. Nós temos cronogramas, metas e uma divisão estruturada”, explica Matheus Ghettino, membro do marketing e comunicação da equipe. 

Claro que, para funcionar, isso tudo requer o esforço e a dedicação constante dos alunos. Matheus conta que conciliar a vida acadêmica com todas as atividades da Pato a Jato é um grande desafio. “Nossa rotina não é fácil. Ela demanda muito tempo, muita vontade. A gente tem pouco tempo de descanso, na verdade. Mas é muito gratificante quando você vê as coisas dando certo”, ressalta.  

E as coisas estão, de fato, dando certo. Desde 2018, o time se consagra campeão da América Latina em eficiência energética na categoria etanol. O convite para participar do Innovation Day é mais um dos frutos de todo o empenho da equipe. Os alunos apresentarão suas ideias ao lado de grandes empresas como Amazon, Airbnb, Gympass, Banco Inter e Rappi. O evento contará também com a presença dos CEOs e VPs da Embraer.

#VoaPato