Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Conheça as sedes da UTFPR, a mais paranaense de todas
conteúdo

Notícias

Conheça as sedes da UTFPR, a mais paranaense de todas

Só vem!

Em 13 cidades, Universidade é uma das maiores multicampi do Brasil
publicado: 03/04/2021 09h47 última modificação: 29/07/2021 14h31

O Sisu chegou! E antes de escolher qual curso da UTFPR você irá cursar, que tal conhecer mais sobre os campi da Universidade?

A UTFPR é a primeira e única universidade tecnológica do Brasil e está presente em praticamente todas as regiões do Paraná. A instituição possui campus instalados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo; ou seja, é a universidade pública com a maior presença no estado e um das maiores multicampi do Brasil.

Além disso, a UTFPR apoia e oferta diversas possibilidades aos seus alunos para que possam usufruir de toda a estrutura de suas sedes. Seus campi possuem Núcleos de Assistência Estudantil para acompanhar os estudantes e ainda oferta bolsas e programas referentes a auxílio-estudantil, apoio a eventos, nutrição, protagonismo estudantil e qualidade de vida.

As sedes também possuem restaurantes universitários com refeições acompanhadas e definidas por nutricionistas para garantir o melhor aproveitamento do aluno na instituição. E uma estrutura para garantir cursos de extensão, atividades culturais e esportivas.

📌 Apucarana

Câmpus Apucarana (Imagem: Decom)Uma das cidades em que a UTFPR possui sede é Apucarana. O município é conhecido nacionalmente pelo seu potencial na indústria têxtil e de brindes e, por isso, recebeu o nome de Capital Nacional do Boné. Os cursos ofertados nesta região são, em sua maioria, voltados a atender a demanda deste setor industrial como Engenharia Têxtil, Design de Moda, além de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Licenciatura em Química.

Apucarana fica na região norte do Paraná e está a 369 quilômetros da capital do estado. Uma cidade bastante desenvolvida pelo seu pólo industrial e com um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,79. A população do município está em mais de 136 mil habitantes segundo o IBGE.

No Campus Apucarana são ofertados, além dos sete cursos de graduação, cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização e mestrado, e os cursos de língua Estrangeira de inglês e espanhol.

📌 Campo Mourão

Câmpus Campo Mourão (Foto: Decom)Outra cidade com campus da UTFPR é Campo Mourão. Situado na região Noroeste do Paraná e com uma população de pouco mais de 94 mil habitantes, o município é predominantemente agrícola e possui várias indústrias instaladas na região, além da sede da maior cooperativa do Brasil e a terceira maior do mundo. Uma das principais atrações da cidade é a festa do Carneiro no Buraco, que acontece sempre no segundo final de semana de julho, e tornou-se o prato como típico da região.

No Campus Campo Mourão, são ofertados oito cursos de graduação: Ciências da Computação; Engenharia Ambiental; Engenharia de Alimentos; Engenharia Civil; Engenharia Eletrônica; Engenharia Química; Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos; além de cursos de pós-graduação, em nível de especialização e mestrado.

Entre os cursos de língua Estrangeira, estão disponíveis os de inglês, espanhol e alemão.

📌 Cornélio Procópio

Câmpus Cornélio Procópio (Foto: Decom)Cornélio Procópio também possui um dos campus da UTFPR e fica próxima a cidade de Londrina (também sede da UTFPR), Norte do Paraná. Possui uma população de pouco mais de 46 mil habitantes e um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,790. Uma das principais atrações da cidade é o Monumento Cristo Rei, a maior estátua sacra de bronze da América Latina, com quase 24 metros de altura e com uma vista panorâmica de toda a cidade. O município é considerado um importante pólo agropecuário, industrial, de eventos e também de vida estudantil. ​​​​​

No Campus Cornélio Procópio, são ofertados oito cursos de graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Matemática; além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado.

📌 Curitiba

Câmpus Curitiba (Foto: Decom)Curitiba, capital do Estado do Paraná, abriga três sedes da UTFPR, além da Reitoria da instituição. As sedes são denominadas de Centro, Ecoville e Neoville. Possui o maior número de cursos da Universidade com 26 cursos de graduação, além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado. Entre os cursos de língua Estrangeira, estão disponíveis os de inglês, espanhol, francês e alemão

A cidade é a maior do Sul do Brasil e possui um sistema de transporte coletivo considerado referência para todo o País. Além de dezenas de pontos turísticos conhecidos nacionalmente, também é destaque na parte cultural, sediando edições do Festival de Teatro de Curitiba.

A população da capital paranaense é de quase 2 milhões de habitantes e a cidade é referência em qualidade de vida.

Os cursos de cada sede são:
- Sede Centro: Administração, Comunicação Organizacional, Design, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras Português, Licenciatura em Letras Inglês, Licenciatura em Matemática, Sistemas de Informação, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações.
- Sede Ecoville: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Mecânica e Química. 
- Sede Neoville: Educação Física.

📌 Dois Vizinhos

Câmpus Dois Vizinhos (Foto: Decom)Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, também é um dos municípios com campus da UTFPR. É considerada uma das 15 melhores cidades para se viver no Paraná com uma população de pouco mais de 40 mil habitantes. Também é referência como setor industrial e de educação. Considerada a Capital Nacional do Frango, conta com o maior abate de frangos da América Latina e abriga a sede da maior indústria do Sudoeste do Paraná, uma grande empresa do segmento da alimentação.

No Campus Dois Vizinhos, são ofertados seis cursos de graduação em Agronomia, Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocessos e Tecnologia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Biológicas e Zootecnia; além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização e mestrado.

📌 Francisco Beltrão

Câmpus Francisco Beltrão (Foto: Decom)Outra cidade com sede da UTFPR é Francisco Beltrão. Localizada no Centro da região Sudoeste do Paraná, a cidade tem hoje cerca de 91 mil habitantes. As principais atividades econômicas da região são a indústria de produtos alimentícios, a indústria têxtil, o comércio varejista e a administração pública.

No Campus Francisco Beltrão, são ofertados quatro cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática; além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização e mestrado.

Entre os cursos de língua Estrangeira, estão disponíveis os de inglês e espanhol.

📌 Guarapuava

Câmpus Guarapuava (Foto: Decom)A cidade de Guarapuava, região Central do Estado, também recebe um dos campus da instituição. Com uma população de mais de 182 mil habitantes, fica no alto do Terceiro Planalto do Paraná, e é considerada uma das cidades mais frias do Estado (tendo registradas ocorrências de neve). O município também é o maior produtor brasileiro de cevada, com uma das maiores fábricas de malte do mundo; além de produção de erva-mate e da indústria madeireira e de celulose.

No Campus Guarapuava, são ofertados quatro cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Tecnologia em Manutenção Industrial e Tecnologia em Sistemas para Internet. Entre os cursos de língua Estrangeira, está disponível o de inglês.

📌 Londrina

Câmpus Londrina (Foto: Decom)Londrina, localizada na Região norte do Estado, possui mais de 500 mil habitantes e é a segunda cidade mais populosa do Paraná. A região metropolitana da cidade supera um milhão de habitantes. O município é considerado um importante pólo de desenvolvimento regional e nacional nos setores comercial, de serviços e agroindustrial, sendo também conhecido pela qualidade na educação pública. A cidade possui o famoso Lago Igapó, cartão postal do município e local de atividades de lazer e esporte.

No Campus Londrina, são ofertados sete cursos de graduação em Tecnologia em Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Licenciatura em Química; além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização e mestrado.

📌 Medianeira

Câmpus Medianeira (Foto: Decom)A cidade que recebeu o primeiro campus da UTFPR foi Medianeira, no Oeste do Estado, em 1990. O nome é uma homenagem a Nossa Senhora Medianeira, padroeira do município e a população é de mais de 46 mil habitantes.

No Campus Medianeira, são ofertados cursos de graduação em Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Manutenção Industrial, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Licenciatura em Química; além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização e mestrado.

📌 Pato Branco

Câmpus Pato Branco (Foto: Decom)A cidade de Pato Branco também foi uma das primeiras a sediar um campus da UTFPR. Localizada na região Sudoeste, tem uma população de mais de 82 mil habitantes e um alto índice de desenvolvimento humano, destacando-se como a 3ª melhor cidade em qualidade de vida no Paraná. A região abriga um centro tecnológico industrial. 

No Campus Pato Branco são ofertados cursos de graduação em Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Letras Português-Inglês, Licenciatura em Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Manutenção Industrial; além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado.

📌 Ponta Grossa

Câmpus Ponta Grossa (Foto: Decom)Distante 103 km de Curitiba, a cidade de Ponta Grossa também possui um campus da Universidade. O município é o quarto mais populoso do Paraná, com mais de 355 mil habitantes. Famoso pelas atrações rochosas no meio da natureza como o Parque Estadual de Vila Velha, Buraco do Padre, e dezenas de locais com cachoeiras. A cidade possui o maior parque industrial do interior do estado com instalação de fábricas, cervejarias e usinas.

No Campus Ponta Grossa, são ofertados cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Bioprocesso e Biotecnologia, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecância; além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Entre os cursos de língua Estrangeira, estão disponíveis os de inglês, francês e alemão.

📌 Santa Helena

Câmpus Santa Helena (Foto: Decom)A cidade de Santa Helena foi a última a receber um campus da UTFPR. Muito próxima a Foz do Iguaçu, fica no centro da Costa Oeste do Paraná, às margens do lago de Itaipu. Com uma população de pouco mais de 23 mil habitantes, sua principal atração é a praia artificial instalada nas margens do Lago, com infraestrutura preparada para lazer e esporte na região.

No Campus Santa Helena, são ofertados cursos de graduação em Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciência da Computação.; além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização e mestrado.

📌 Toledo

Câmpus Toledo (Foto: Decom)Toledo, localizado na Região Oeste do Paraná, possui mais de 142 mil habitantes e abriga um dos campus da instituição. A cidade é considerada a capital do Agronegócio no Paraná, sendo um dos maiores produtores de grãos do estado, além de ser conhecida pela qualidade na educação pública. Possui o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média nacional e estadual, e conta um polo universitário, com seis centros de ensino superior. 

No Campus Toledo, são ofertados cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Químicos e Tecnologia em Sistemas para Internet; além de cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização e mestrado.

Entre os cursos de língua Estrangeira, está disponível o de inglês.

E para estudar em um desses campi, é só se candidatar via Sisu 2021.2 com a nota do Enem 2020. Venha para a Universidade com a maior oferta de vagas pelo Sisu do Sul do país.