Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Experiências da extensão nos campi do Sudoeste na pauta do programa
conteúdo

Notícias

Experiências da extensão nos campi do Sudoeste na pauta do programa

Conexão UTFPR

A nova edição do programa será transmitida ao vivo na terça-feira, dia 24
publicado: 20/08/2021 10h52 última modificação: 20/08/2021 10h52
Programa é transmitido nos canais do Youtube e Facebook (Foto: Freepik)

Programa é transmitido nos canais do Youtube e Facebook (Foto: Freepik)

Discussões sobre projetos de extensão continuam na pauta do programa Conexão UTFPR da próxima semana. Na terça, dia 24, o tema será “Projetos de extensão e suas possibilidades: ideias e caminhos à curricularização”. Durante o mês de agosto o programa já trouxe a discussão de como o ensino e a extensão se adaptaram em momentos de pandemia e os relatos de uma professora da UFRJ sobre as experiências com a curricularização da extensão implantadas naquela instituição.

Nesta edição, o objetivo será compartilhar as experiências de extensão dos campi da UTFPR da região Sudoeste, nas áreas de Engenharia de Computação, Licenciatura em Informática e Agronomia, e que poderiam atender às demandas da curricularização.

O programa questionará como ficam os projetos que já ocorrem no seu campus com a curricularização da extensão? Em 2018, foi regulamentada a curricularização da extensão, ou creditação (curricular) da extensão, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), a qual estabelece que as atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. O prazo para que as instituições se adequem a esse regulamento é até dezembro de 2022.

Trazendo essas discussões, os organizadores do programa esperam contribuir para as mudanças que forem necessárias aos projetos.

O evento está marcado para terça-feira, dia 24, a partir das 14h, com transmissão ao vivo no YouTube Facebook da Universidade.

A live conta com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para receber certificado de participação, é preciso realizar a inscrição gratuita no site do evento Projetos de extensão e suas possibilidades: ideias e caminhos à curricularização.

Sobre os convidados

Géri Natalino Dutra - Campus Pato Branco - professor do Departamento de Informática há 26 anos. Foi Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco por quase 7 anos e é um dos idealizadores da Inventum, do TECSUL, da Escola Pato Branco Digital, entre várias outras ações de mobilização da comunidade em termos de ciência tecnologia e inovação e mobilização empreendedora. Também é membro dos projetos de extensão UTFPRecicla e do projeto Academia Cisco de cursos online.

Almir Antonio Gnoatto – Campus Dois Vizinhos – professor e engenheiro Agrônomo, especialista em Administração Rural, mestre em Educação, doutor em Agronomia. Desenvolve projetos de Extensão Universitária e Inovação nas áreas da Extensão Rural e da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na Agricultura. É coordenador do Curso de Agronomia, conselheiro do CREA-PR e do COUNI e integra equipe executiva da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) Sudoeste Paraná.

Maici Duarte Leite - Campus Francisco Beltrão - professora de Licenciatura em Informática com mestrado e doutorado em Computação.